O ex-capitão da seleção inglesa de futebol David Beckham, 47 anos, ficou 12 horas na fila formada em Londres nesta sexta-feira (12) para ver o caixão da rainha Elizabeth II. Ele se juntou às milhares de pessoas que queriam dar o último adeus à monarca em sua capela ardente.
O ex-jogador do Manchester United e do Real Madrid contou à ITV News que chegou ao local ainda de madrugada, pois acreditava que poderia, assim, evitar o horário mais movimentado.
— Achei que chegar às 2h seria um pouco mais calmo, mas estava errado — afirmou Beckham.
O inglês também falou ao canal inglês Sky News, para o qual explicou que pretende prestar a devida homenagem à soberana por considerá-la "especial". A monarca faleceu em 8 de setembro, aos 96 anos, e, desde então, sua morte tem provocado mobilização popular em massa no Reino Unido.
— Este dia sempre seria difícil. Nossos pensamentos estão com a família. É muito especial ouvir todas as histórias das pessoas aqui — declarou ele.
Durante a espera, ele contou ao canal de televisão que se recorda de um dia especial ao lado de Elizabeth, quando recebeu, há 19 anos, a Ordem do Império Britânico (OBE) – honraria concedida a pessoas de diferentes áreas.
— O momento mais especial para mim foi receber minha OBE. Levei meus avós comigo, que eram grandes monarquistas — recordou.
Homenagens e despedidas
Milhares de pessoas já passaram pela capela ardente desde quarta-feira à noite e outras tantas continuam em uma fila quilométrica, na esperança de poder ver o caixão. De acordo com a imprensa britânica, a fila para se despedir de Elizabeth chega a oito quilômetros e a espera pode durar até 14 horas. Segundo o governo inglês, ninguém pode "furar a fila".