A rainha Elizabeth II sentiu um desconforto no desfile do seu Jubileu de Platina, os 70 anos de seu reinado, e não participará dos eventos programados para a sexta-feira (3). O anúncio foi feito pelo Palácio de Buckingham na tarde desta quinta (2), primeiro dia das comemorações.
Até então, estava previsto que ela participasse de uma missa programada na sexta-feira. "A Rainha gostou muito do desfile de aniversário e do espetáculo aéreo de hoje, mas sentiu algum desconforto. Levando em conta a jornada e a atividade necessária para participar do Culto Nacional de Ação de Graças de amanhã na Catedral de São Paulo, sua majestade com grande relutância concluiu que não comparecerá", informou a nota.
Conforme a agência Reuters, o desconforto tem relação com a mobilidade da monarca. "A Rainha está ansiosa para participar do evento de iluminação (com sinalizadores) desta noite no Castelo de Windsor e gostaria de agradecer a todos aqueles que fizeram de hoje uma ocasião tão memorável", prossegue o comunicado.
Elizabeth II participou na manhã desta quinta da abertura oficial do Jubileu de Platina. Milhares de pessoas ficaram reunidas nos arredores do Palácio de Buckingham para acompanhar a festividade.
Quase 1,5 mil militares da Guarda Real, com bandas musicais e cavalos, abriram os quatro dias de celebrações com o tradicional Desfile do Estandarte. Acompanhada por familiares, a rainha saudou as tropas da sacada.
As comemorações prosseguirão até domingo, com desfiles, show musical e dezenas de milhares de piqueniques e refeições ao ar livre.