A rainha Elizabeth II visitou, nesta segunda-feira (23), a prestigiada exposição de flores de Chelsea, em Londres, uma das maiores feiras de horticultura do mundo, que voltou a ser realizada em maio, como manda a tradição, após uma pausa devido à pandemia. Ausente em diversos eventos devido a problemas de saúde, a monarca, de 96 anos, foi vista pela primeira vez se deslocando em um carrinho de golfe com motorista.
O Chelsea Flower Show é organizado pela Real Sociedade de Horticultura há cem anos. Durante a visita, a soberana percorreu com o organizador do evento os arredores do Royal Hospital Chelsea, residência para veteranos do Exército, distribuindo sorrisos e encantando o público.
Espera-se que cerca de 140 mil pessoas participem da feira, que acontece no leste de Londres até domingo (29) e apresenta várias criações para homenagear seus 70 anos de reinado.
Nos últimos meses, a rainha cancelou sua participação em vários eventos importantes, entre eles, a inauguração da legislatura parlamentar, à qual faltou pela primeira vez em 59 anos. Seguindo os conselhos de seus médicos, Elizabeth II abriu mão de pronunciar o tradicional discurso do trono.
Também pela primeira vez ela foi substituída pelo príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono, em um importante passo na transição progressiva das funções monárquicas.