A 94ª edição do Oscar, realizada neste domingo (27), no Teatro Dolby, em Los Angeles, como de costume, enfileirou em seu tapete vermelho diversas estrelas do cinema, entre veteranas e jovens em ascensão — todas, porém, esbanjando estilo e criando tendências.
Chamaram atenção dos fotógrafos em sua chegada à cerimônia nomes como Nicole Kidman e Jessica Chastain, ambas concorrendo ao Oscar de melhor atriz, por Apresentando os Ricardos e Os Olhos de Tammy Faye, respectivamente. Já Zendaya, que está no elenco de Duna, que recebeu 10 nomeações ao prêmio, apostou em uma longa saia prateada.
Também passaram pelo tapete vermelho do Teatro Dolby esbanjando elegância a tenista Venus Williams, que tem a sua história contada em King Richard: Criando Campeãs, Emilia Jones, protagonista de No Ritmo do Coração, e Andrew Garfield, que concorre como melhor ator por Tick, Tick... Boom!.
Já em modelitos mais ousados aparecem Timothée Chalamet, que foi sem camisa por baixo do blazer, e uma das apresentadoras da cerimônia, Amy Schumer, que apostou em um vestido com um grande laço frontal.
Kristen Stewart, nomeada por sua atuação em Spencer, foi à cerimônia com um terninho com um short preto. Maggie Gyllenhaal, indicada pelo roteiro adaptado de A Filha Perdida, chegou ao tapete vermelho com um vestido preto com detalhes em dourado, lembrando uma cruz.
A premiação, que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, neste ano voltou a contar com apresentadores — que foram dispensados de 2019 para cá. Os nomes escolhidos para comandar a cerimônia foram Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes — pela primeira vez na história, um trio feminino.
Já no que se refere à pandemia, a Academia confirmou as exigências para o público presente na cerimônia. E os principais protocolos de segurança são a vacinação, uso de máscaras e testes negativos de covid-19. As regras, porém, variam para os convidados. O comprovante de vacinação será exigido apenas para indicados, enquanto apresentadores e artistas que farão performances precisam apenas de dois testes PCR negativos. A diferença ocorre pelo maior contato direto dos indicados com atores e outros profissionais durante filmagens.
O uso de máscaras também varia conforme a localização no Teatro Dolby — que volta a receber a cerimônia, depois que ela foi realizada na Union Station, uma espaçosa estação de trem no ano passado. Nas seções inferiores da plateia, não haverá obrigatoriedade de proteção, mas indicados e convidados devem manter distanciamento. O público presente nas poltronas no fundo e no mezanino, por sua vez, deve usar máscaras. Além disso, o teatro também terá capacidade reduzida para possibilitar espaçamento entre indicados nas primeiras filas. Assim, serão 2,5 mil convidados ao invés de 3,3 mil.