Falta pouco para que os cinéfilos possam descobrir quais serão os nomes dos filmes que virão depois da icônica frase "E o Oscar vai para...". Isso porque a cerimônia de entrega das estatuetas do prêmio mais importante do cinema ocorre neste domingo (27), a partir das 21h — ou às 20h para quem quiser acompanhar o tapete vermelho —, diretamente do Teatro Dolby, em Los Angeles.
Neste ano, a Globo, tradicional transmissora do Oscar no Brasil, não irá exibir a cerimônia, que não poderá ser vista na TV aberta. A empresa direcionará o evento para a sua plataforma de streaming Globoplay. A transmissão será gratuita, para todos os usuários logados, sem necessidade de assinatura. Os apresentadores e comentaristas serão Maria Beltrão, Marcelo Adnet, Fábio Porchat e Dira Paes.
Na TV paga, o evento passará nos canais TNT e TNT Séries. Do estúdio, Aline Diniz e Michel Arouca farão a apresentação, enquanto a jornalista Carol Ribeiro contará os detalhes do tapete vermelho em Hollywood. O ator Murilo Rosa também fará a cobertura do evento, com o pré-show que ocorre uma hora antes do Oscar.
A premiação, que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, neste ano, voltará a contar com apresentadores — que foram dispensados de 2019 para cá. Os nomes escolhidos para comandar a cerimônia foram Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes — pela primeira vez na história, um trio feminino.
Além delas, diversos nomes famosos foram convidados para entregar os prêmios, em uma nítida tentativa do Oscar de buscar um novo público. Enquanto nomes consagrados subirão ao palco, como Kevin Costner, Samuel L. Jackson, Anthony Hopkins, Bill Murray, John Travolta e Chris Rock, outros mais alinhados com os jovens buscarão conquistar o pessoal engajado nas redes sociais, como Halle Bailey, Sean "Diddy" Combs, Tony Hawk, Lady Gaga, Kelly Slater, Elliot Page, DJ Khaled, as irmãs Serena e Venus Williams.
Também subirão ao palco para apresentar prêmios Jason Momoa, Jake Gyllenhaal, J.K. Simmons, Josh Brolin, Jacob Elordi, Jill Scott, Stephanie Beatriz, Ruth E. Carter, Jamie Lee Curtis, Jennifer Garner, H.E.R., Tiffany Haddish, Woody Harrelson, Lily James, Daniel Kaluuya, Zoë Kravitz, Mila Kunis, John Leguizamo, Simu Liu, Rami Malek, Shawn Mendes, Lupita Nyong'o, Rosie Perez, Rachel Zegler, Tyler Perry, Tracee Ellis Ross, Naomi Scott, Wesley Snipes, Uma Thurman, Shaun White e Yuh-Jung Youn.
Já as cantoras pop Billie Eilish e Beyoncé apresentarão as canções pelas quais concorrem ao Oscar. Enquanto a jovem estrela vai fazer um número ao lado de seu irmão, Finneas O'Connell, cantando No Time to Die, tema de 007: Sem Tempo para Morrer, a veterana soltará a voz com Be Alive, composta para King Richard: Criando Campeãs. É a primeira vez de ambas as artistas na premiação.
Este movimento quer fazer com que a transmissão tente recuperar a sua audiência, que vem despencando ano após ano. Em seu auge, no ano de 1998, o Oscar arrastou mais de 57 milhões de telespectadores norte-americanos para assistir a Titanic conquistar as suas 11 estatuetas na cerimônia. Em comparação, no ano passado, a audiência foi de apenas 9,85 milhões — a pior da história nos Estados Unidos.
Polêmicas
Nessa ânsia por apresentar mudanças e, com isso, encontrar um novo público, a cerimônia deste ano, priorizando o show, rebaixou oito das suas 23 categorias — ou seja, mais de um terço. São elas: melhor edição, design de produção, maquiagem e penteados, som, música original, curta de ficção, curta de animação e documentário em curta-metragem. A decisão gerou controvérsia entre os amantes da sétima arte, visto que as categorias são essenciais para a realização de um filme.
Enquanto essas categorias perdem espaço, uma nova ganha: é a de melhor filme popular. Essa não é decidida pelos membros da Academia, mas pelos internautas do Twitter. No total, 10 filmes são finalistas da categoria Fan Favorite ("preferido do fã"), que será revelada no dia da cerimônia, mas não deve receber uma estatueta.
A intenção é trazer o que está fazendo sucesso na internet para a tradicional premiação. E um destes filmes lançados em 2021 vai ganhar a premiação: Army of the Dead: Invasão em Las Vegas; Cinderela; Duna; Maligno; Minamata; Ataque dos Cães; Sing 2; Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa; O Esquadrão Suicida e Tick, Tick... Boom!.
Já no que se refere à pandemia, a Academia confirmou as exigências para o público presente na cerimônia. E os principais protocolos de segurança são a vacinação, uso de máscaras e testes negativos de covid-19. As regras, porém, variam para os convidados. O comprovante de vacinação será exigido apenas para indicados, enquanto apresentadores e artistas que farão performances precisam apenas de dois testes PCR negativos. A diferença ocorre pelo maior contato direto dos indicados com atores e outros profissionais durante filmagens.
O uso de máscaras também varia conforme a localização no Teatro Dolby — que volta a receber a cerimônia, depois que ela foi realizada na Union Station, uma espaçosa estação de trem no ano passado. Nas seções inferiores da plateia, não haverá obrigatoriedade de proteção, mas indicados e convidados devem manter distanciamento. O público presente nas poltronas no fundo e no mezanino, por sua vez, deve usar máscaras. Além disso, o teatro também terá capacidade reduzida para possibilitar espaçamento entre indicados nas primeiras filas. Assim, serão 2,5 mil convidados ao invés de 3,3 mil.