Luiza Ramos, filha do escritor Graciliano Ramos, morreu aos 90 anos em São Luís de Paraitinga, em São Paulo. O comunicado do falecimento foi feito nas redes sociais do sobrinho, Ricardo Ramos Filho, na tarde de segunda-feira (7).
Segundo Ricardo, sua tia estava sob os cuidados da filha, Fernanda Amado, e morreu dormindo. A causa da morte ainda não foi confirmada pela família.
A idosa era a última filha viva de Graciliano. O escritor ainda teve outros sete filhos: Clara, Júnio, Márcio, Maria, Múcio, Ricardo e Roberto.
No Instagram, Ricardo publicou uma homenagem à tia. "Estou muito triste. Procurei uma foto de minha tia rindo, alegre, feliz. É assim que desejo me lembrar dela. Alguns amores são fortes demais, despertam memórias de uma vida inteira, até porque não lembro de mim sem a presença de Luiza Ramos Amado", diz trecho da legenda.
Luiza foi casada com o sociólogo e escritor baiano James Amado — irmão de Jorge Amado e membro da Academia de Letras da Bahia. O marido faleceu em 2013, em Salvador.
Não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento.