Na manhã desta sexta-feira (24) a cantora Ariana Grande desativou sua conta no Twitter. A ação aconteceu logo após a artista ter sido acusada de apropriação cultural por ter postado fotos com uma maquiagem que, segundo alguns internautas, fez com que ela ficasse com traços semelhantes a pessoas asiáticas.
Nas imagens, Ariana está com os olhos mais estreitos e a tonalidade da pele de cor mais clara. Logo após a publicação, a artista recebeu muitos comentários que a acusavam de cometer asian fishing — ação que decorre quando uma pessoa não asiática tenta imitar traços de asiáticos, seja por meio de maquiagem ou procedimentos estéticos. A publicação gerou tanta repercussão que o nome da cantora ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Após acusações, xingamentos e comentários negativos por parte de alguns seguidores e internautas, fãs especulam que Ariana decidiu desativar sua conta para preservar a saúde mental. Enquanto alguns tentavam defender a artista e alegavam que se tratava apenas de uma maquiagem, outros diziam que a cantora estava apoiando a sexualização de mulheres asiáticas.
Essa não é a primeira vez que Ariana é acusada de apropriação cultural. Em 2019, tentou fazer uma tatuagem com o nome da música 7 Rings, escrito em japonês, na palma da mão. A ideia não deu certo porque o tatuador acabou escrevendo "shichirin", que remete a um estilo de churrasco e não ao nome da canção. Após postar, nas redes sociais, imagens da tatuagem, a artista recebeu vários comentários negativos e acusações.
A cantora já havia bloqueado os comentários de várias publicações de outras redes sociais e estava mais afastada da internet, desde o começo do programa The Voice US, que estreou no dia 20 de setembro. A artista entrou para o time de jurados desta edição.
A rede social que a cantora mais utilizava para interagir com os fãs era justamente o Twitter. Por conta disso, muitos fãs e seguidores estão tentando se comunicar com a artista por outras redes sociais e fazendo pedidos para que ela reative sua conta.