Bárbara Paz revelou que se identifica como uma pessoa não binária, ou seja, que não se identifica totalmente com o gênero masculino nem com o feminino, em conversa com o ator Paulo Azevedo no podcast Almasculina, em episódio divulgado neste mês. Bárbara afirmou se entender como um indivíduo inquieto e plural em diversos sentidos.
— Descobri que sou não binária há pouco tempo. Um amigo meu falou que eu era, e eu acreditei, entendi — comentou.
No bate-papo, Bárbara explicou que começou a pensar sobre o assunto na pandemia, momento em que aproveitou para obter maior autoconhecimento.
— Muitos homens habitam dentro de mim. Quando ouvi esse discurso do não binário, do transgênero, pensei: "Será que, se tivesse escutado isso com 12 ou 13 anos, teria achado que eu era pelo fato de sentir isso?". E não estou falando de sexualidade, mas de sensação— disse ela. — Às vezes me olhava no espelho e me sentia um garoto. Me olho no espelho hoje e sou uma mulher com peito, bunda, curvas. Gosto de ser menino e de ser menina. Pode? Hoje pode! Cada vez mais a gente consegue respirar e ser a gente. Gosto de pessoas. Até agora, me apaixonei por homens, mas gosto de pessoas.
Bárbara não foi a primeira personalidade a se definir desta forma publicamente. Confira outros famosos que já falaram sobre ser não binários:
Neste mês, Demi Lovato afirmou que se identifica como uma pessoa não binária. Em uma publicação no seu Instagram, Demi informou que seus pronomes, agora, serão o "they" e o "them", que são neutros na língua inglesa - similar ao "elu" em vez de ele ou ela no Brasil.
"Todos os dias quando acordamos, nos é dada uma nova oportunidade e chance para sermos quem queremos e desejamos ser. Passei a maior parte da minha vida crescendo em frente a todos vocês. Vocês viram o bom, o mau e tudo o mais. Minha vida não foi uma jornada apenas para mim, mas também estava vivendo para os que estão do outro lado das câmeras. Hoje é um dia que estou muito feliz em compartilhar mais da minha vida com vocês – sinto orgulho em deixar que vocês saibam que me identifico como pessoa não-binária e estarei oficialmente mudando meus pronomes para 'they/them'", afirmou.
Confira o post:
Sam Smith, de 29 anos, disse que se identifica como uma pessoa de gênero não binário em entrevista para a atriz Jameela Jamil no Instagram em 2019. Jameela está entre as protagonistas da série The Good Place e produziu uma série de entrevistas com famosos, publicadas em seu perfil.
— Não sou homem nem mulher. Eu acho que flutuo em algum lugar entre os dois — afirmou.
Na conversa, Smith também disse que descobriu sua identificação de gênero após ouvir diversas conversas sobre o assunto, e que se sente uma pessoa "feminina em várias maneiras".
— Sempre estive um pouco em guerra com meu corpo e minha mente. Às vezes penso como mulher na minha cabeça. Às vezes, me questionei: "Eu quero uma mudança de sexo?" (...) É algo em que eu ainda penso.
Conhecida pelo público por ter vivido a médica Callie Torres no seriado Grey's Anatomy, Sara Ramirez, de 45 anos, revelou em seu perfil do Instagram, em agosto do ano passado, que se considera uma pessoa não binária. Sara - que já havia se declarado bissexual e é conhecida por ser uma ativista dos direitos da população LGBTQ+, postou uma selfie com a seguinte legenda:
"Nova foto de perfil. Em mim, existe a capacidade de ser um garoto feminino, uma menina masculina, um garoto masculino, uma menina feminina. Todas as alternativas. Ou nenhuma delas", publicou no texto, acompanhado na hashtag #NonBinary.
Ezra Miller
Ao estrelar a capa da revista GQ Style em março do ano passado, Ezra Miller, que é abertamente não binário, comentou sobre a dificuldade das pessoas entenderem o fato de ser um indivíduo que não se vê nem como homem e nem como mulher.
— As pessoas não me endentem. Há uma grande confusão sobre isso, mas fico confortável de falar sobre este assunto. Estou aqui para fazer o que puder para todos para quem eu puder fazer — disse o artista, que interpreta The Flash em A Liga da Justiça.
Para falar sobre o tema, Ezra contou existir uma palavra havaiana que explica sua identidade de gênero e que indica “aquele que está se tornando”. Moradores do território norte-americano acreditam que todos têm um espírito masculino e feminino.
Brigette Lundy-Paine
Brigette Lundy-Paine, conhecida por interpretar a personagem Casey no seriado Atypical, usou seu perfil no Instagram para revelar ser não binária em 2019.
"Sou não binária, sempre me senti um garotinho, uma garotinha, um pouco ou nenhum dos dois. Usando 'eles' por tanto tempo não parece certo. É assustador se assumir e não apenas ficar adiando isso. Mas sinto que devo isso a mim e a todos nós que lutamos com gênero. Se você é não binário, comente e comemore a si mesmo! Você é lindo e plena. Obrigado, pessoal", escreveu.