A atriz Fernanda Machado, que mora nos Estados Unidos há seis anos com o marido, o empresário norte-americano Robert Riskin, é mãe de dois meninos: Lucca, de cinco anos, e Leo, de nove meses. Em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta segunda-feira (15), a artista falou sobre o preconceito em relação à amamentação prolongada.
Aos 40 anos, Fernanda conta que deu de mamar ao primogênito até os três anos e meio, mas parou de compartilhar nas redes sociais por conta dos julgamentos.
— Parei de postar foto amamentando o Lucca quando ele completou três anos para não gerar polêmica — disse ela. — Uma parcela dos meus seguidores questionava o motivo de eu continuar dando o peito. Diziam que ele já tinha dentes, que era um marmanjo (...) Esse preconceito está em todos os lugares, infelizmente. A gente acabou se distanciando dos nossos instintos naturais. A sociedade ficou tão editada, o peito virou apenas uma coisa sensual.
Já com Leo, o caçula, ela tem planos de ir além.
— Quero amamentá-lo até os cinco, seis anos — afirmou.
Mesmo com a vontade, conta que o processo com o pequeno não foi tão fácil como ela esperava.
— Achei que ia tirar de letra. Mas tive mastite e febre de 40°C . Superamos tudo e ele agora está amamentando superbem, graças a Deus. A amamentação é uma forma de protegê-lo.
Hoje professora de ioga na Califórnia, onde mora com a família, Fernanda optou por pausar a carreira de atriz.
— Minha transformação foi interna e ao meu redor. Tive que reconstruir minha vida inteira— contou. — Cresci fazendo teatro e não conhecia a Fernanda que não era atriz. Foi muito importante descobrir outras paixões.