Em meados de fevereiro, o Brasil deu início à vacinação contra a covid-19 em idosos. A notícia foi um alívio para a população - e, também, para grandes nomes da cena artística brasileira, como Silvio Santos, Laura Cardoso e Fernanda Montenegro, que comemoraram a imunização nas redes sociais. A cada semana, mais artistas engrossam a lista dos imunizados, como Antonio Fagundes e Regina Casé, que receberam uma dose do imunizante nesta última semana de março.
Confira quem são os famosos que já foram vacinados contra o coronavírus:
Antonio Fagundes
O ator Antonio Fagundes, 71 anos, compartilhou um vídeo no dia 29 de março para comemorar a primeira dose da vacina que recebeu.
"Que o resto do Brasil também possa (se vacinar) em breve", escreveu ele, que recebeu o imunizante no carro, pelo sistema drive-thru.
Regina Casé
Uma das protagonistas da novela Amor de Mãe, Regina Casé, de 67 anos, recebeu o imunizante também no dia 29 de março, no município de Mangaratiba, no interior do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, lembrou a importância da vacinação para quem já pode receber o imunizante:
"Hoje cedo tive o aviso que eu tanto esperava! Chegou a minha vez! Que surpresa boa! Um lote novo que atenderá quem tem de 65 a 69 anos!", comemorou. "É impossível não se emocionar... Fui para o postinho de saúde com o coração batendo forte. Quero agradecer ao Butantan, a Fiocruz e todos os outros cientistas, que mesmo remando contra a maré, trabalharam duro e nos devolveram esse tanto de esperança. Viva a bela ciência! Na pessoa da Jaciara, que me aplicou a primeira dose de CoronaVac, agradeço também a todos os profissionais de saúde e outros trabalhadores que estão há um ano nessa guerra. Se nós estamos cansados, imagina a exaustão dessa gente maravilhosa... (...) Me cadastrei, fiz o agendamento e foi tranquilo, sem aglomeração, sem filas... Viva o SUS! Avisem a todos, levem quem não pode ir sozinho. Vacina para todos, o mais rápido possível", pediu.
Aos 70 anos, o apresentador do Domingão do Faustão foi vacinado em São Paulo no dia 29 de março. Como o artista não tem rede social, o registro da vacinação foi feito pelo site oficial de Entretenimento da Globo, o GShow.
A foto de Faustão de máscara, recebendo o imunizante dentro do carro em um drive-thru da capital paulista, também foi compartilhada nas redes sociais, no perfil criado por fãs do apresentador.
Veja:
Tony Ramos
Tony Ramos, de 72 anos, é o mais novo famoso vacinado contra a covid-19 no Brasil. O ator recebeu o imunizante no Rio de Janeiro no dia 27 de março e as imagens dele emocionado com o momento logo viralizaram nas redes sociais.
— A emoção é porque, daqui a pouco, a gente vai estabelecer uma vida nova. Não um novo normal. Eu prefiro dizer: "vamos voltar ao normal". E atentos. Acho que isso serviu como uma lição profunda de um pesadelo que nos deu, sem dúvida, momentos de reflexão muito importantes — afirmou Ramos à reportagem da GloboNews.
O artista ainda prestou tributo à ciência e aos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia, afirmando que eles têm de receber nosso aplauso e reconhecimento.
— O importante é continuar acreditando na ciência, nos profissionais da saúde, pedindo apoio a eles. E acreditando, principalmente, que é possível vencer quando todos, juntos, estão emanados num mutirão pela saúde — declarou.
Àqueles que ainda tem hesitações em relação à vacina, o artista relembrou o papel que os imunizantes tiveram ao longo da história da humanidade:
— Vamos lembrar aos incrédulos quantos males as vacinas venceram? Vou lembrar um: sarampo. Lembrei de outro: a paralisia.
Ana Maria Braga
No dia 26 de março, foi a vez da apresentadora Ana Maria Braga, 71 anos, comemorar o momento em que recebeu a primeira dose da vacina.
"Vacinada! Hoje começa a vacinação de 69 a 71 anos pelo SUS", escreveu ela nas redes sociais.
O apresentador do Altas Horas, de 70 anos, também foi imunizado contra o coronavírus em março, no Guarujá, litoral de São Paulo.
"Um respiro de alívio em meio a tanta tristeza e preocupação. Que a vacina chegue a todos", compartilhou ele em seu Instagram.
Caetano Veloso
O artista de 78 anos recebeu o imunizante no dia 4 de março, no Rio de Janeiro. O cantor e compositor compartilhou o momento em que ele recebia a primeira dose da imunização em seu perfil no Instagram:
"Chegou a data para os da minha idade, tomei a vacina. Primeira dose. Oxford/AstraZeneca. Sempre acho que vacinar-se é o certo. Em três meses tomo a segunda dose", escreveu o artista na legenda da publicação.
Uma profissional da saúde aparece dando as recomendações para a segunda dose, que deve ser aplicada em maio, segundo a médica. "Em maio, eu volto", disse ele de máscara.
Após receber a vacina, o cantor garantiu: "Legal! Não é doloroso, não". Caetano estava acompanhado da esposa, Paula Lavigne, e foi atendido no CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues, no Rio.
Susana Vieira
No dia 4 de março, também foi a vez da atriz Susana Vieira receber a vacina. Em seu perfil do Instagram, a atriz de 78 anos conta que estava animada e feliz por ser imunizada contra a covid-19:
"Acordei animada. A sensação era de euforia quando saí de casa. Estava alegre, finalmente estava vendo a luz no fim do túnel... Sou muito grata aos cientistas. Sei que eles foram incansáveis nessa missão. Esse dia ficará para sempre registrado no meu coração. Tem sido um tempo difícil para a humanidade, mas há esperança! Seguiremos firmes e de máscara! Viva a vida!", postou.
Susana recebeu a vacina no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro.
Ary Toledo
O humorista Ary Toledo também compartilhou um registro sendo imunizado contra o coronavírus no dia 3 de março. "Vacinado, graças a Deus! Primeira dose da esperança", escreveu em seu perfil no Instagram. O comediante chegou ser internado algumas vezes, antes da pandemia, por causa de problemas nos pulmões.
Ney Matogrosso
Também no Rio de Janeiro, quem foi imunizado contra a covid-19 foi o cantor Ney Matogrosso, de 79 anos. Ele recebeu a dose da vacina no dia 1º de março, no Rio de Janeiro.
"Hoje recebi a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca , muito bem atendido, como todos que estavam lá", escreveu ele em suas redes sociais.
Luis Gustavo Blanco
O ator Luis Gustavo Blanco, 87 anos, o eterno Vavá do programa humorístico Sai de Baixo, foi vacinado na manhã do dia 12 de fevereiro em Itatiba, São Paulo. A aplicação da dose foi feita em um sistema drive-thru no Ambulatório Central de Especialidades.
O artista, que foi diagnosticado com câncer no intestino em 2018 e se afastou da televisão, brincou:
— Estou acostumado! Tomo tanta agulhada porque estou fazendo tratamento de quimioterapia, então, para mim, essa parte medicinal é normal — disse ele à TV TEM sobre a vacina.
Renato Aragão
O ator e humorista Renato Aragão, 86 anos, foi vacinado no dia 11 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Ele também tomou a primeira dose da vacina em sistema drive-thru. No seu perfil do Instagram, compartilhou vídeos do momento nos Stories e falou sobre a emoção de ser vacinado em publicação.
"Chegou a minha vez! Estou muito feliz. O grande dia chegou, pessoal! Que alívio", começou ele.
Em seguida, incentivou a vacinação - não só contra o coronavírus.
"Por eu ser uma criança de 86 anos, estou aqui para tomar minha vacina contra a covid-19, cuidando da minha saúde e de quem está perto de mim. As vacinas salvam milhões de vidas todos os anos, mas muita gente está deixando de vacinar suas crianças... Então, não duvide e não vacile... Mantenha a caderneta em dia, mesmo na pandemia! E quando a sua vez chegar, vacine-se", concluiu.
Silvio Santos
O empresário e apresentador Silvio Santos, 90 anos, recebeu a primeira dose da vacina no dia 10 de fevereiro, na Unidade Básica de Saúde Real Parque, na cidade de São Paulo. O comunicador foi ao local de vacinação vestindo uma roupa casual e posou para fotos com profissionais de saúde. O registro do momento foi feito pela filha, Rebeca Abravanel, que comemorou nas redes sociais:
"Vacinado! Agradecendo muito a Deus por esse momento!".
Stenio Garcia
O ator Stenio Garcia, 88, foi imunizado de dentro do carro em um posto de drive-thru no Rio de Janeiro na terça-feira (9). O momento foi registrado em vídeo por sua esposa, Marilene Saad, que compartilhou as imagens no Instagram. Na gravação, Marilene diz que ele tomou a vacina CoronaVac e brinca:
— Você não virou jacaré, amor.
Ary Fontoura
No mesmo dia, o ator Ary Fontoura, 88, também recebeu a primeira dose da vacina no Parque Olímpico, zona oeste do Rio de Janeiro. Em seu perfil do Instagram, compartilhou um vídeo comemorando a imunização, no qual aparece vestindo uma camiseta com os dizeres: "Vacina sim".
Fernanda Montenegro
No dia 6 de fevereiro, foi a vez da atriz Fernanda Montenegro, 91 anos, que compartilhou em seu perfil no Instagram um vídeo sendo vacinada e agradeceu aos pesquisadores e ao sistema público de saúde:
"Meu agradecimento à Fiocruz e seus pesquisadores incansáveis, ao SUS e seus colaboradores, aos postos de saúde da prefeitura do Rio de Janeiro. Obrigada a todos os envolvidos", escreveu ela na legenda da publicação.
Laura Cardoso
Aos 93 anos, a também atriz Laura Cardoso foi vacinada no início de fevereiro. No perfil do fã-clube Espaço Laura Cardoso, a legenda da foto diz: "Que alegria! Viva a ciência!".
Lima Duarte
Lima Duarte, 90, recebeu a vacina no dia 5 de fevereiro, em Indaiatuba, município de São Paulo, e comemorou nas redes sociais.
"Enfim, vacinado! Tantas coisas eu passei ao longo dos meus quase 91 anos. Batalhas pessoais e profissionais, período de ditadura e repressão, e o mais recente: o isolamento e a luta pela vida diante de um inimigo invisível aos nossos olhos. Uma pandemia que nos trouxe a incerteza do que aconteceria nos próximos dias e meses. Mas a ciência venceu! Estamos tendo a oportunidade de ter a esperança de um recomeço e de dias melhores. E que essa esperança possa ser para TODOS!", escreveu.
Elza Soares
Também no início de fevereiro, a cantora Elza Soares, 90, também postou em seu Instagram a foto do momento da vacinação. Na imagem, ela aparece segurando a bandeira do Brasil. Elza escreveu um textão celebrando a vitória da ciência.
"V.A.C.I.N.A.D.A. Com o coração cheio de esperanças, o braço pronto para receber a vacina em prevenção ao coronavírus, a bandeira do meu Brasil nas mãos, o pensamento em cada brasileiro que ainda aguarda sua vez chegar e sem furar a fila da vacinação. Precisamos imunizar toda a nossa população. Nossa gente merece ter o mesmo direito à vida que qualquer um de nós", diz um trecho.
"Estou aqui pra comemorar esse feito da ciência, que menos de um ano depois do decreto de pandemia pela OMS Organização Mundial da Saúde, nos presenteia com a vacina para uma doença antes desconhecida, desafiadora e que ceifou a vida de tanta gente. A ciência venceu o medo, o negacionismo e a desinformação", disse Elza, que agradeceu cientistas, profissionais da saúde e servidores públicos que trabalharam nessa conquista.