O velório de Francisco José de Camargo, pai da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, foi marcado por homenagens nesta terça-feira (24), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Um dos momentos mais emocionantes ficou a cargo de Zezé, que tocou sanfona e cantou a música É o Amor. A canção foi o primeiro sucesso da dupla.
Na apresentação, Zezé foi amparado pela filha Wanessa e pelo irmão Wellington, já que ficou muito emocionado. Quem seguiu com a homenagem foram os cantores Di Paullo e Paulino. O velório começou às 10h e, ao longo do dia, familiares, amigos, artistas e autoridades passaram pelo local.
Por volta das 17h, sob aplausos, os filhos Zezé e Wellington Camargo levaram o caixão durante o cortejo, que não foi acompanhado pela viúva de seu Francisco, Helena Camargo. O enterro ocorreu às 17h30min.
No início da tarde, o Zezé chorou ao falar sobre a morte do pai, de 83 anos:
– Estou o emprestando um pouquinho para Deus. É um ser muito especial. Está deixando um exemplo na Terra.
Morador de São Paulo, Luciano testou positivo para covid-19 e está em isolamento em casa. Por isso, não pode comparecer ao velório.
Seu Francisco
Francisco ficou mais conhecido pelo público em 2005, quando foi lançado o filme Dois Filhos de Francisco. A obra conta a trajetória dele e da família, que levou ao sucesso de Zezé e Luciano. Na trama, ele é interpretado por Ângelo Antônio.
Campeão de bilheteria - hoje, está no 13º lugar no ranking nacional -, o longa levou mais de 5,3 milhões de espectadores ao cinema, teve 600 mil DVDs vendidos e quatro troféus no Grande Prêmio Brasileiro, como recordou recentemente o colunista de GZH Ticiano Osório.
Francisco estava internado há 14 dias no Hospital Órion, em Goiânia. Em comunicado, a instituição informou que o falecimento ocorreu às 23h05min por causa de uma parada cardiorrespiratória e uma "instabilidade hemodinâmica".
Ele deixa a esposa, Helena, de 75 anos, e oito filhos: Mirosmar José de Camargo (Zezé), Marlene José de Camargo, Wellintgton Camargo, Emanoel Camargo, Luciele de Camargo, Welson David de Camargo (Luciano), Wesley José de Camargo e Walter José de Camargo. Emival Camargo, primeira dupla de Zezé na música, morreu em 1975, em um acidente de carro. Francisco também tinha 10 netos, além de bisnetos.