A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama é uma verdadeira inspiração. No último sábado (6), ela participou de um evento durante o Essence Festival, em Nova Orleans, um evento ligado a uma publicação voltada ao mercado afrodescendente dos EUA. E surpreendeu ao surgir com um visual bem natural: seus cabelos cheios de cachos.
Nos últimos anos, a esposa de Barack Obama sempre foi vista com os fios escuros e alisados, e desta vez ela apareceu com as mechas em um tom mais claro e crespas.
Donna ouviu três mulheres sobre a atitude e a importância de ver Michelle Obama (uma das mulheres mais influentes do mundo, segundo a Revista Time) tão naturalmente poderosa – e como isso pode ser inspirador para muitas outras:
"Além de sorrir e ficar parada admirando ela, o pensamento que veio foi : 'Olha que lindo!' Uma geração de meninas que vão olhar para ela e pensar que podem ser quem quiserem, podem ser como a Michelle Obama. O cabelo, assim como qualquer outro aspecto fisco, jamais deve ser algo que te faça ser menos ou mais incrível, mas na sociedade em que vivemos, onde diariamente temos mulheres e crianças que não se sentem lindas e confiantes com seus cabelos, ter a Michelle Obama com seu cabelo natural é um abraço na autoestima e uma dose de autoconfiança pra gente".
Pâmela Machado
28 anos, influencer do @umacrespa
"Penso que a ditadura das lisas já faz parte do passado. Na atualidade, as mulheres estão livres para usarem sua essência de beleza natural com autonomia e audácia. O empoderamento da mulher negra chegou de uma forma avassaladora trazendo junto todas aquelas mulheres que de uma forma ou outra seguem uma moda padronizada, sem que se identifiquem com ela, apenas para se manterem dentro dos padrões de beleza que a mídia pede. O cabelo crespo está ultrapassando todas as barreiras de tendências, preferências, raças. Cada cabelo crespo tem uma estrutura única e intransferível. E a Michelle Obama, sendo um ícone mundial, não poderia ter outra atitude senão nos dar mais visibilidade e posicionamento enquanto mulher poderosa que é".
Itanajara Almeida
52 anos, cabeleireira e proprietária do ITA Fashion Hair
Ter a Michelle Obama com seu cabelo natural é um abraço na autoestima e uma dose de autoconfiança pra gente".
PÂMELA MACHADO
28 anos
"Do início da carreira pública do marido até poucos dias atrás, foram raras as vezes em que vimos Michelle com o cabelo não alisado. Eu nunca tinha parado pra pensar na importância dessa aparência até ler meu livro favorito Americanah, da Chimamanda Ngozi Adichie. Aquele visual fazia parte de toda uma estratégia. Chimamanda levanta no livro, através da protagonista Ifemelu, que possivelmente Barack nem seria eleito se Michelle usasse seu cabelo natural durante a campanha. Depois, em entrevistas, a autora confirmou essa afirmação. E se minha opinião vale alguma coisa, eu concordo com Chimamanda. Já que o padrão indica que cabelo liso é "formal" e crespo/cacheado não é. Por enquanto. Michelle tem total consciência disso e em uma oportunidade chegou a dizer que o objetivo dela após os mandatos de Barack era "continuar com cabelo na cabeça" (a gente sabe o que uma química pode fazer com os fios, né?). Ela ainda disse que isso afetava diversas profissionais negras, essa pequena “escravidão” estética. Michelle também sabe o que (e o quanto) atingiu aparecendo com cabelo afro agora. Estamos mudando. E para melhor".
Duda Buchmann
26 anos, colunista de Donna e autora do blog Negra e Crespa