Na manhã deste sábado (6), Archie Harrison Mountbatten-Windsor, filho de Meghan Markle e do príncipe Harry, foi batizado. A cerimônia privada ocorreu no Castelo de Windsor, exatamente no dia em que o bebê completa dois meses.
A celebração no rito anglicano ficou a cargo do arcebispo de Canterbury, Justin Welby. Para a cerimônia, Archie usou uma réplica artesanal do traje que foi usado pelos bebês reais nos últimos 11 anos como os primos George, Charlotte e Louis, filhos de Kate Middleton e do príncipe William. A versão original do Royal Christening Robe foi encomendado pela rainha Victoria em 1841, e usado pela primeira vez pela sua filha mais velha. A rainha Elizabeth II e seus filhos e netos usaram a mesma peça até 2004, quando a réplica foi encomendada. O traje original foi preservado.
Em seu perfil oficial no Instagram, o Duque e a Duquesa de Sussex compartilharam as imagens oficiais do batismo. Em uma delas, os pais aparecem com o bebê, que tem o rosto mostrado pela primeira vez. Orgulhosos, Meghan e Harry agradeceram pelo carinho com o pequeno:
"O Duque e a Duquesa de Sussex estão tão felizes em compartilhar a alegria deste dia com o público que têm sido incrivelmente favorável desde o nascimento de seu filho. Eles agradecem a gentileza em receber o primeiro filho e comemorar esse momento especial", diz o comunicado.
Além da foto do casal, foi divulgada a tradicional imagem da família após a cerimônia. Participaram do batizado a mãe de Meghan, Doria Ragland, o avô de Archie, príncipe Charles, acompanhado da esposa, Camilla, e os tios William e Kate Middleton. Também estiveram presentes duas irmãs da princesa Diana, Lady Sarah McCorquodale e Lady Jane Fellowes (na imagem abaixo, ao lado de William). Segundo a imprensa, também compareceram amigos próximos do casal – no total, cerca de 25 pessoas.
A rainha Elizabeth II informou ter outros compromissos e não pode comparecer ao evento, assim como seu marido, príncipe Philip. Ela também não esteve presente no batizado do príncipe Louis, em julho do ano passado.
Cerimônia discreta
Diferentemente do batismo dos sobrinhos, Harry e Meghan optaram por uma cerimônia discreta. Os fotógrafos não puderam registrar a chegada dos convidados, por exemplo, como aconteceu nos batismos de George, Charlotte e Louis.
O casal está decidido a manter seu filho, na medida do possível, como um "cidadão privado", como informa a mídia local.
Por enquanto, a identidade dos padrinhos ainda não divulgada. Especulava-se que nomes como o casal Amal Allamudin e George Clooney, amigos de Meghan, fossem os escolhidos, mas sem confirmação.
Archie é o oitavo bisneto da rainha Elizabeth e de seu marido Philip, e o quarto neto do príncipe Charles, 70 anos, herdeiro do trono britânico. O primogênito de Harry e Meghan é o sétimo na linha de sucessão.