A cerimônia do Oscar 2019, realizada na noite deste domingo (24), foi histórica por dois motivos especiais: pelo recorde de maior número de prêmios para profissionais negros (7 estatuetas) e também para mulheres (15) em toda história da premiação.
Donna selecionou cinco frases de vencedoras inspiradoras. Leia abaixo:
Lady Gaga
A vencedora do Oscar de melhor canção original com Shallow, de Nasce uma estrela, fez um discurso emocionado, entre lágrimas:
"Se você está em casa, no seu sofá, assistindo a isso, tudo o que eu tenho a dizer é que esse é um trabalho duro. Eu trabalhei duro por muito tempo para chegar até aqui. Não é sobre ganhar, é sobre não desistir. Se você tem um sonho, lute por ele. Existe uma disciplina. Não é sobre quantas vezes você foi rejeitado, caiu e teve que levantar. É quantas vezes você fica em pé, levanta a cabeça e segue em frente".
Domee Shi
Domee Shi virou notícia no ano passado ao tornar-se a primeira mulher a dirigir um curta da Pixar. E foi justamente a produção Bao que ganhou o Oscar de melhor curta de animação. Shi subiu ao palco junto com a produtora Becky Neiman-Cobb e agradeceu ao produtor executivo Pete Docter por “lhe dar uma voz no estúdio”.
“A todas às garotas nerds que se escondem atrás de seus cadernos de desenho: não tenham medo de contar suas histórias para o mundo. Vocês vão assustar as pessoas, mas provavelmente também vão se conectar com elas, e essa é uma sensação incrível."
Rayka Zehtabchi
"Não acredito que um filme sobre menstruação ganhou o Oscar", disse a diretora vencedora do Oscar de melhor documentário em curta-metragem por Absorvendo o Tabu. Ela recebeu o prêmio ao lado da produtora Melissa Bertone.
O filme fala sobre a menstruação, a partir de casos de mulheres em uma pequena cidade rural da região de Delhi, na Índia, que tratam o fenômeno fisiológico como um estigma.
Ruth E. Carter
Pantera Negra fez de Ruth E. Carter a primeira mulher negra a receber o Oscar de melhor figurino.
"A Marvel pode ter criado o primeiro super-herói negro, mas com o nosso figurino, nós o transformamos em um rei africano. Criar figurinos tem sido a honra da minha vida. Obrigada por honrar a realeza africana e a maneira empoderada com a qual mulheres podem ser vistas e seguidas nas telas."
Hannah Beachler
A americana já tinha entrado para a história como a primeira mulher negra a disputar na categoria, mas tornou-se, também, a primeira a vencer o Oscar de melhor design de produção. Ao lado de Jay Hart, responsável pela decoração de cenários, a designer de produção fez um depoimento emocionado ao diretor de Pantera Negra, Ryan Coogler, e mandou um recado a outros profissionais:
"Quando pensar que é impossível, lembre-se desse conselho que recebi de uma mulher muito sábia: 'Fiz o meu melhor, e meu melhor é bom o bastante'".