Evan Rachel Wood está com tudo desde a estreia da série Westworld em 2017. A atriz, que já revelou ter sido vítima de estupro, hoje vive uma personagem forte e que tem empoderado muitas mulheres. Em entrevista à Refinery 29, ela contou como tem sido estar em um papel tão emblemático como Dolores e sobre sua recuperação após o episódio mais difícil de sua vida.
– Fui à Marcha das Mulheres em Washington e alguém tinha uma placa com uma foto de Dolores que dizia: "Imaginei uma história em que não precisei ser a donzela". Foi nesse momento que percebi que Dolores era um ícone para uma revolução.
Depois de duas tentativas de suicídio, Evan conseguiu ajuda, passou um tempo em uma instituição psiquiátrica. No início deste ano, ela ainda testemunhou perante o Congresso para ajudar no processo legislação em apoio à Lei de Declaração de Direitos dos Sobreviventes de Assédio Sexual.
– Muitas vezes nós tratamos a dor das mulheres como loucura, e eu me senti assim por muito tempo, que de alguma forma eu era a louca e eu tinha feito algo para merecer isso. Até você conseguir ajuda e enfrentar esses problemas, ficaremos presos nessas narrativas.
Ela ainda comentou na entrevista sobre sua recuperação após o trauma. Evan afirmou que sentiu raiva por muito tempo e foi essa raiva que encobriu a tristeza que sentia.
– Eu não sou uma pessoa vingativa, principalmente porque sinto que isso me leva ao nível deles. E nem todo mundo acredita nisso, mas eu acredito que qualquer um que esteja tratando alguém (de maneira abusiva) já esteja em um mundo de dor, e não há nada que eu possa fazer a eles que eles já não estejam fazendo para si mesmos – diz Evan, que se tornou mãe em 2013.
Leia mais: