Quem não sabe emendar de cor uma, duas, três, muitas canções que marcaram gerações na voz de Paula Toller? Em carreira solo, desde que foi anunciado o fim da banda Kid Abelha, a cantora vem a Porto Alegre neste sábado para se apresentar de graça, no Parcão, como atração do Concerto de Natal da série Concertos Comunitários.
- Tenho ciúmes do meu público gaúcho, não dou pra ninguém (risos)! Vou cantar grandes sucessos com uma orquestra completa, um luxo só - adiantou Paula, por e-mail.
Sobre a nova etapa da carreira, Paula, que já lança álbuns solos desde 1998 (o mais é recente é Transbordada, de 2014), promete surpresas para 2017: - Estou começando a organizar as ideias, um novo show…
Confira a seguir o bate-papo com uma das vozes mais marcantes do pop rock nacional. E, sim, fizemos a pergunta de como ela fica cada vez mais bonita com o passar do tempo.
DE GRAÇA EM POA
Paula Toller é a estrela do Concerto de Natal, da série Concertos Comunitários, neste sábado, às 21h, no Parcão, com o Coral e a Orquestra Unisinos Anchieta e regência de Evandro Matté
UM BRINDE COM LATOLLER
Direto do Vale dos Vinhedos, foi lançado o espumante LaToller, criação do enólogo Luís Henrique Zanini especialmente para Paula Toller. Com corte de Chardonnay e Pinot Noir, foram produzidas apenas 3 mil garrafas na vinícola Vallontano - cada uma traz o nome de uma música da cantora.
O rock vem perdendo espaço para outros gêneros mais populares. Mas temos hoje projetos como o Nívea Rock Brasil e até uma novela com pegada roqueira, na qual você fez uma participação há pouco. Como você avalia este momento?
A publicidade me descobriu aos 50! Nunca imaginei fazer tantas coisas legais nessa altura da vida. Nívea foi um show espetacular e emocionante, um encontro de amigos e cúmplices que extrapolou o marketing e até a música. O pré-show e o pós-show foram um espetáculo à parte.
Você é um ícone do pop rock nacional. Que artistas mulheres você destaca nesse cenário?
O pop rock está meio rivotrilizado, sinto que há uma certa vergonha de buscar o grande público, de competir com o sertanejo, o funk. De bacana vejo Alice Caymmi, vejo Malu Magalhães, vejo Helio Flanders, do Vanguart. Não separo meu gosto entre homem e mulher.
Você é uma figura pública desde os anos 80 e sempre manteve a discrição sobre sua vida pessoal. Como é separar a artista da mãe e mulher em tempos de tanta exposição?
É normal, sou reservada, não caio nessa de "vida de celebridade", apesar de, por definição, ser uma.
Com 54 anos, o tempo parece não passar para você. Qual o seu segredo?
Bonita é disposição, energia. Se estou desanimada, sou um monstro! O segredo da jovialidade é cabeça boa, bom humor. Da juventude, se soubesse…
Há pouco você lançou uma marca de espumante que leva seu nome. Como surgiu esse projeto? O que um produto precisa ter para levar a sua assinatura?
Foi fruto da admiração mútua entre o enólogo Luis Zanini e eu. Eu faço poesia para ser ouvida, e ele, para ser bebida. Gosto do que é feito com o rigor e a dedicação com que eu faço meu trabalho.
Um dos marcos de 2016 foi a maior visibilidade de questões femininas: assédio, aborto, parece que nada mais passa batido sem as mulheres discutirem nas redes sociais e fora delas. E a palavra sororidade ganhou corpo. Como você avalia este momento das mulheres?
Tem que discutir mesmo, não podemos continuar na Idade Média. Todas as mulheres já foram assediadas em algum grau. E temos que nos entender com os homens, com os homo, com os trans. O mundo não é mais dividido em dois.
360° com Paula Toller
O último livro que li... Razão de um percurso, de MD Magno e Nelma Medeiros.
Feminismo para mim... É independência.
Quando estou de folga, adoro... Arrumar a casa, jogar coisas fora.
A conquista que mais desejo para as mulheres: respeito.
Uma música inesquecível: Do George Harrison, Give me love (Give me peace on earth).
Redes sociais são... Opinião.
Uma descoberta recente que quero compartilhar: Tudo sabe ser, tudo tem a ver, tudo ganha hora.
A frase que mais escuto: "Porque sim."
A frase que mais digo: "Por que não?"
Minha próxima viagem é para... Colher a próxima safra de LaToller Brut, no Vale dos Vinhedos.