Você está cuidando da alimentação e praticando exercício físico regularmente, mas ainda assim o peso não muda na balança? Isso acontece porque o aparelho mede o peso total de cada indivíduo, contando órgãos, ossos, líquidos, gordura e massa magra.
— O emagrecimento é a perda do tecido de gordura. Essa diferença da composição corporal não consegue ser feita na balança — aponta Carolina Carlotto Ignacio, nutricionista assistencial do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
A imprecisão dessa medida pode dificultar o acompanhamento de resultados de dietas ou treinos, por exemplo. Não é possível saber se o peso perdido foi relativo ao tecido de gordura ou a outras composições, como a própria massa magra.
Como medir a perda de peso?
Carolina explica que o método ideal para destrinchar as medidas corporais é a impedância bioelétrica, uma técnica não invasiva realizada por nutricionistas em avaliações. O processo consiste em uma corrente elétrica que passa pelos tecidos e, assim, é capaz de checar a resistência de cada um deles, diferenciando seus tipos.
A especialista garante que o método é seguro.
— O teste é feito em consultório, o resultado fica disponível na hora. Não dói, não demora e só precisa de quatro horas de jejum — detalha Carolina.
Ao descobrir a porcentagem de cada composição corporal, médicos, nutricionistas e educadores físicos podem indicar os planos que combinam mais com cada caso.
— A bioimpedância dá resultados mais fidedignos a respeito desse tratamento (de exercícios e alimentação) estar funcionando ou não — conclui a especialista.
*Produção: Caroline Guarnieri