Iniciar na musculação pode ser um desafio para quem nunca treinou, assim como encontrar motivação para voltar à rotina após um período parado. Entretanto, quando o retorno de fato acontece, a sensação é de que o corpo responde melhor e mais rápido. Isso ocorre devido à chamada memória muscular, a capacidade do corpo de reter informações sobre movimentos e atividades físicas previamente realizadas.
Conforme a educadora física Diana Godinho, o músculo em si não possui memória. A expressão está relacionada ao cérebro e, consequentemente, à habilidade do órgão de armazenar informações e de se recordar de movimentos para que possam ser repetidos no futuro com maior facilidade.
— Uma pessoa que nunca treinou vai passar por um processo de aprendizado motor. O cérebro começa a registrar e a identificar os comandos, facilitando com o passar do tempo aquilo que ela faz desde o primeiro dia. O corpo vai se adaptando aos movimentos, cargas e exercícios, porque o cérebro vai aprendendo e condicionando o corpo para aquela função — explica a profissional.
Esse processo acaba auxiliando não só na adaptação, mas também no tempo de ganho de força e volume muscular. A resposta será mais rápida em razão do corpo já saber o caminho que precisa seguir para os músculos se desenvolverem.
— Quando a gente se refere que o "músculo tem memória" é porque o corpo já fez aquela atividade e quando a pessoa retorna para a academia, é mais fácil ela voltar para o seu estado de treino, porque já tem comandos neurais e o aprendizado motor — finaliza Diana Godinho.