Um projeto residencial começa a ganhar vida muito antes daquela tradicional planta arquitetônica. Ele nasce a partir do sonho de ter um cantinho que imprima a sua identidade e possa ser chamado de lar. Esse foi o desafio do BOHO Arquitetura que mergulhou em uma jornada de colaboração para transformar um espaço completamente do zero.
Desde o primeiro contato em 2020, quando um casal adquiriu o apartamento diretamente na planta, a equipe deu início a uma meticulosa investigação na personalidade e rotina dos novos clientes.
A escolha dos materiais e texturas foi guiada pela busca da unidade no espaço e no gosto do casal, como, por exemplo, a preferência por móveis arredondados, destaca a Julia Emanoela Sala, arquiteta e sócio-fundadora da BOHO:
— Percebemos que o casal gostava de formas orgânicas. Por isso, visamos melhorar a habilidade dos ambientes, pois o apartamento era bem distribuído, mas compacto, então para adequar as necessidades deles, utilizamos as curvas dos móveis para trazer essa sensação de amplitude e fluidez para o lugar.
Do piso vinílico à marcenaria com melaminas padrão louro freijó e ceramik, cada elemento foi selecionado para harmonizar funcionalidade e estética. A inclusão de tons de linho cru nos estofados levou suavidade aos ambientes, enquanto os revestimentos porcelanatos adicionaram um toque de elegância nos banheiros, aponta Julia:
— Os clientes gostam de ripado, mas não queriam que fosse algo exagerado, por isso decidimos utilizar o painel da TV no quarto para destacar o que é marcenaria e o que é parede. Já nos banheiros, optamos por trazer esses detalhes no próprio revestimento para trazer delicadeza.
Sala de jantar
O casal queria um espaço para acomodar seis pessoas, com direito a buffet de apoio e prateleiras de decoração.
A equipe usou o metalon no preto fosco, marcenaria padrão louro freijó, sofá e cadeiras em linho off-white e verde, respectivamente, e o tampo da mesa em quartzito kalahari.
Banheiro
Para refletir a história dos clientes, a equipe escolheu dois quadros que remetem aos lugares que cada um gostou mais de conhecer.
Além disso, buscou-se levar o aconchego por meio do tom terracota utilizado no piso, paredes e prateleira inferior.
O revestimento delicado combina com o box feito em vidro canelado. O quartzo branco para o tampo do banheiro dialoga com o restante da composição.
Suíte
Para melhorar a funcionalidade e o armazenamento do quarto, que conta com uma cama queen, a equipe apostou em um roupeiro com portas de correr.
Escritório
O pedido para o cômodo foi para ter duas estações de trabalho espaçosas com um fundo bonito para reuniões online. Também necessitava que esse ambiente pudesse ser utilizado como quarto de hóspedes.
Além dessas duas principais necessidades, eles precisavam de espaço para armazenar itens pessoais, por isso as prateleiras.