Ser romântica é mais do que apenas um sentimento: é um estilo de vida. Ou melhor dizendo, de decoração. A atmosfera de uma romântica convicta é notável para quem entra na sua casa, transmitindo aconchego, cuidado e um profundo carinho pelo ambiente. É como se a paixão pela morada fosse completamente palpável.
A beleza nos detalhes e a funcionalidade são aspectos primordiais deste estilo decorativo, conforme observado pela arquiteta Carolina Dal Molin. Embora a simplicidade seja uma característica marcante, atualmente, a mistura de estampas e texturas se tornou um pedido recorrente dos seus clientes que adotam a estética romântica:
— Isso torna o ambiente acolhedor. Costumo usar papéis de parede, boiseries, cortinas com reposteiros, tapetes delicados, peças garimpadas, abajures e iluminação indireta.
Apesar da ousadia, Carolina destaca a importância do equilíbrio na hora das escolhas no décor, enfatizando a dosagem adequada de materiais, a definição de tons e composições complementares para criar um ambiente natural e não excessivamente chamativo.
Para os iniciantes nesse universo do romance, Carolina recomenda o Pinterest como fonte de inspiração e incentiva a busca por referências fora do âmbito da arquitetura:
— Gosto de perfis no Instagram de fotógrafos de châteaux, castelos, palácios e viagens. Canais de YouTube sobre história também me fascinam. Sem contar as viagens internacionais para Europa que me deixam totalmente inspirada. O romântico é rico em detalhes. Ouse neles!