Muitas vezes, mudamos de endereço e queremos adaptar o estilo de vida à metragem quadrada dos novos espaços. Mas nossas lembranças e histórias não ficam para trás e podem ser recordadas com peças especiais, como armários mais antigos, criando ainda um belo encontro entre as décadas.
Concepção também compartilhada pelas arquitetas Fernanda Fleck e Larissa Bassi, do escritório Ambientta Arquitetura, que assinam os projetos desta página.
— A ideia da casa com vida, com aquele tempero de autenticidade que não se sente quando tudo é 100% planejado, encaixado e pensado do zero, nos estimula. Isso não é uma questão de certo ou errado, mas de estilo, pertencimento e valorização do que nos é genuíno — contam por e-mail.
De um apartamento para uma nova fase de vida de um casal aos estilos ousados de duas cozinhas, veja como as profissionais combinaram móveis de família com a nova rotina dos moradores.
Morada com identidade
Neste hall, foram incorporados dois móveis que pertenceram aos pais da dona da casa, uma antiga escrivaninha que agora cumpre a função de aparador e um armário — uma "queijeirinha", onde eram deixadas as peças de queijo fazendo a cura. Agora, é um apoio de chapelaria.
Uma atmosfera romântica no estilo fazenda foi caraterizada pelos móveis do acervo: o guarda-roupa em madeira, o baú que acompanha a moradora desde criança e a prateleira que pertenceu aos pais e hoje acomoda louças e artesanato. A base do ambiente é neutra para criar um baixo contraste.
O quarto do casal ganhou um visual clean, aconchegante e integrando um móvel importante para eles. A cabeceira de couro em tom caramelo é o elemento que cria harmonia com a tonalidade da madeira deste armário, assim como objetos decorativos em matizes mais quentes.
Receitas de sucesso
Uma mistura de estilos que comtempla o industrial, o rústico e o contemporâneo em uma atmosfera quase de antiquário. A cristaleira de madeira de demolição foi adquirida com o propósito poético de representar o antigo, o artesanal (feito à mão), assim como o tampo da bancada da ilha em madeira de demolição. Tons neutros como cinza, grafite e preto são a base que mantém o moderno como plano de fundo.
A vibe é de uma cozinha estilo bistrô. Mesclar os móveis antigos da cliente com a nova marcenaria clean e colorida traz o toque arrojado e funcional para o dia a dia.