Para surpresa dos admiradores dos métodos da guru da organização Marie Kondo, a japonesa de 38 anos parece estar abraçando um estilo de vida onde há espaço para alguma desordem. De acordo com o Washington Post, enquanto participava de um seminário online recentemente, Marie anunciou que desistiu de manter sua casa impecável, depois de ter três filhos.
— Até o presente momento, eu era um organizadora profissional, então fiz o possível para manter minha casa sempre arrumada. Eu meio que desisti disso, de uma forma que é boa para mim. Agora percebo que o que é importante para mim é aproveitar o tempo com meus filhos em casa — declarou.
A especialista em organização é casada com Takumi Kawahara e deu à luz ao terceiro filho em abril do ano passado. Além do menino, Kondo já era mãe de outras duas meninas, as filhas Satsuki e Miko. Diante das mudanças na configuração familiar, a japonesa parece ter ressignificado suas prioridades, ao menos por enquanto:
— Minha casa está bagunçada, mas a forma como estou gastando meu tempo é a forma correta para mim nesse momento, nessa fase da minha vida — disse, ainda durante o seminário.
Ao longo da última década, as orientações da japonesa para uma casa (e consequentemente uma vida) mais limpa e arrumada foram tema de livros bestsellers como "A mágica da arrumação"(2010) e de duas séries da Netflix, Ordem na Casa (2019) e A magia do dia a dia (2021). Uma de suas técnicas de organização que ficou amplamente conhecida é a de segurar os objetos um a um e perguntar a si mesmo "Isso me traz alegria?", para só mantê-lo se a resposta for "sim". Se for "não", a orientação é descartar.