O apartamento de 80 metros quadrados do casal com dois filhos no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, já tinha integração de cômodos mas, na visão dos moradores, ainda não estava bem definida. Uma reforma já havia sido realizada e o imóvel estava novo, porém, não oferecia todo o conforto que poderia.
Foi durante o isolamento na pandemia que as necessidades ficaram mais latentes, e o escritório Tapa no Visu, da arquiteta Letícia Poyastro, entrou em cena com intervenções pontuais no hall, na sala e na varanda.
— Apesar de poucas alterações, a transformação visual foi enorme! — explica a arquiteta.
Confira o que mudou:
A escolha da cor
A ideia do projeto era usar uma cor nas paredes para gerar a integração entre os ambientes, mas que também contrastasse com a base neutra já existente no local. O verde já era uma cor que a família gostava. Mesmo após testes de outros tons, foi unanimidade.
O matiz mais fechado do verde (tinta acrílica acetinada Verde Nova Inglaterra/ Coral) foi escolhido para trazer requinte e não ser enjoado facilmente, cobrindo o hall. Um painel lateral (ao lado do sofá) foi pintado com o mesmo verde das paredes, potencializando a unidade.
Truques de iluminação
Como a sala não contava com forro de gesso, foi inserida uma iluminação embutida na própria marcenaria (na prateleira superior e no painel lateral), com fitas de LED em tom quente (2.700 kW). Assim, foi possível criar mais cenas de iluminação e ter uma “meia luz” para mais aconchego.
Já na varanda, o forro de gesso já existente foi aproveitado para a instalação de três luminárias embutidas focadas no revestimento 3D (modelo Square Angle, na cor branca), criando um interessante efeito de luz e sombra nos volumes.
Revestimentos estilosos
Para a cobertura de algumas paredes foram escolhidas placas de 50cmx50cm em poliestireno. Na varanda, foi utilizado um revestimento natural na cor branca, sem pintura.
Novas peças
Alguns itens foram providenciados para ampliar a funcionalidade do espaço: uma sapateira, a prateleira superior e o painel atrás do sofá, os ganchos de parede e a mesa de jantar em melamina branca.