Esta casa conta a história da família de moradores há 40 anos. E para o capítulo da atual fase de vida, uma reciclagem deu nova proposta à área social, um living que antes era marcado por cores fortes e painéis de madeira.
— No hall, por exemplo, havia uma delimitação com uma treliça, que deixava o ambiente mais escuro — explica a arquiteta Monique Fontes, que assina o projeto.
Clarear os recantos era a principal necessidade, conta a profissional, que soube também valorizar pontos que estavam em ótimo estado de conservação. O piso de parquê, por exemplo, passou por uma restauração com lixação. Assim como a cristaleira de madeira cerejeira, que ganhou look atualizado com uma pintura em laca branca.
— Não havia motivos para pensar em um móvel novo. Além do carinho especial que a cliente tinha pela cristaleira, era uma peça que realmente atendida às necessidades de apoio ao espaço de jantar — conta Monique.
As cortinas seguem a proposta de "manter o que está bom" e apenas ganharam novo varão — saiu o pintado em tom de ouro, entrou o cromado mais moderninho. Antes sem destaque, embora muito usada, a lareira está mais robusta, com um novo volume de porcelanato que exibe leves veios simulando a aparência de uma pedra natural.
Nos móveis soltos, comprados nas lojas La Tabla e La Casita, o linho e a madeira predominam pelo aconchego, exceção para a mesa de centro com inox, vidro e espelho.
Contribui para a luminosidade um novo projeto luminotécnico, com predominância de lâmpadas de LED, tanto em embutidos no gesso quanto nos spots e pendente, da loja Essencial. O azul aparece no tapete da Balbueno para quebrar a monocromia.
Base renovada
O parquê original, em ótimo estado, foi apenas recuperado com lixação. As paredes, que antes tinham painéis de madeira escura, foram pintadas com a tinta Ouro Branco, da Suvinil, e no hall foi colocado um papel de parede da loja Casa do Parquê.
Valorizar os destaques
Acima, a cristaleira de madeira cerejeira com a pintura em laca branca. Abaixo, a lareira tem um novo volume demarcado com porcelanato que imita mármore, modelo Calacata Clássico, da Portinari.