Todas as referências que a arquiteta Manoela Py, do escritório Pura Arquitetura, recebeu da jovem moradora deste apartamento eram clássicas e com vários elementos rebuscados. Ao longo do projeto, porém, as linhas foram sendo adaptadas, ganhando formas contemporâneas. Criou-se, então, uma ideia de clássico renovado, sem excessos e com as desejadas doses de sofisticação.
Na sala, o piso vinílico Castilla, da marca Beaulie (código de cor 202 KBW 8511), prepara o cenário para escolhas que alternam entre leves e românticas. No estar, a composição, segundo define Manoela, é tradicional, com a TV em cima da lareira e poltronas de aproximação em couro. Um azul, que será visto novamente na cozinha, é integrado aos tons crus a partir do tapete persa da Expresso do Oriente.
Para o jantar, com mesa e cadeiras da Gobbi Novelle, a arquiteta desenhou uma cristaleira com portas em laca branca e uma estrutura metálica com pintura que se assemelha aos tons de madeira.
Integrada com uma charmosa bancada que mescla laca branca, detalhe lateral em ferro preto e um tampo extra com lâmina da Laminobre, padrão capuccino, a cozinha tem um azul suavizado pelo matiz acinzentado e ganhou referências delicadas nos puxadores em concha e portas de vidro.
Tons rosados estão presentes no papel de parede do dormitório, que tem propostas estratégicas para aproveitamento de espaço, como o painel da TV, com aparência de lambri, que também é usado como sapateira.
Clean e funcional
A marcenaria em laca branca do painel da TV tem uma leve moldura. O travertino da lareira também foi usado nos nichos mais baixos, para não estragar caso a moradora guarde lenha no local. A poltrona à direita é a Zilda, da designer Daniela Ferro, vendida na Gobbi Novelle.
Azul-acinzentado
A cor que a cliente tanto queria ganhou uma nuança mais neutra com a fórmica líquida (FK 027, Sayerlack), combinada ao tom da madeira da bancada e das banquetas Leda, em acabamento castanho e banco de couro. Abaixo, o revestimento de piso e parede é o Catedral, da Santa Tereza, com 25cm x 25cm.
Espaço para tudo
Como o closet é enxuto, a arquiteta pensou em soluções para o quarto. Fez uma cômoda a mesa lateral e, no painel da TV, usou a profundidade para criar uma sapateira com portas. A cabeceira em ferro é um desenho de Manoela Py.
Referência discreta
Como o lavabo era pequeno, a ideia foi moldar a cuba com a pedra Vulcana – que ganhou um detalhe de moldura atrás da torneira. O papel de parede é da Caia Tecidos, assim como os demais do projeto. A arandela ao lado do espelho sob medida é da loja Laboratório da Luz.