Antes da reforma assinada pelos arquitetos Carol Fernandes Heck e Gustavo Heck, a porta da cozinha deste apartamento ficava voltada para o hall de entrada.Transportar esse acesso para a sala era um desejo que alinharia o layout ao estilo de viver contemporâneo. Porém, também tiraria de cena a principal parede do ambiente. Uma ideia funcional para a divisória, no entanto, driblou o problema.
– Ficaríamos apenas com a parede da lareira e as janelas. Com o painel, foi possível trabalhar essa lateral com o vão da cozinha, que é bem largo, com prateleiras e nichos – explica Carol.
A madeira de louro-freijó também foi pedido dos moradores, que queriam o efeito aconchegante do material. O equilíbrio fica por conta do uso de cinza em tecidos e também nos revestimentos do piso e na textura que imita cimento nas paredes.
Ao fundo, o branco total da cozinha tem uma proposta de luminosidade:
– Além da escolha da cor, criamos uma ideia que deu um resultado interessante. Colocamos uma corda de LED no recuo dos móveis, como se fosse um rodapé. Quem vê de longe, percebe o efeito, mesmo sem saber de onde vem.