Com a volta às aulas, pensar em espaços para os pequenos pode gerar uma série de dúvidas. Uma solução que pode renovar os ambientes é o uso das cores. Um exemplo que pode ser aplicado também em casa é o projeto da Educação Infantil do Colégio Dom Bosco, assinado pela arquiteta Bibiana Vital Menegaz Silveira.
Todo o estudo de tons foi pensado para acolher os estudantes, provocar estímulos e promover a criatividade e o aprendizado por meio de uma atmosfera alegre. No corredor, o encanto desponta por meio de faixas coloridas pintadas no forro, que unem as cores de cada sala, destacando e alegrando o espaço.
– Evitamos o uso de tons fortes em grandes superfícies como paredes, pois em pequenos ambientes seu efeito pode ser distrativo e opressor. Desta maneira, concentramos o estímulo nos elementos decorativos móveis (portas, esquadrias e barras de madeira utilizadas para prender trabalhos e mochilas), cujo valor pedagógico será reforçado pelo contraste com os fundos mais neutros. O teto branco promove alto grau de reflexão da luz – explica Bibiana.
Até as portas foram transformadas: um recorte com vidro laminado em altura que permite tanto a visualização por adultos quanto por crianças foi feito após uma reciclagem.
Azul
É a principal cor das virtudes intelectuais. Foi utilizada para receber pais e alunos com as mensagens associadas às percepções reveladas em estudos, como simpatia, harmonia, amizade e confiança.
Vermelho
Foi escolhido por ser um convite à ação, gerando respostas como extroversão, força e atitudes positivas. É a cor da vida. Neste projeto, está na sala com maior incidência de luz natural.
Verde
Está profundamente ligado à natureza e traz características como o frescor, a harmonia e a liberdade. É neutro e tranquilizador, assim como também é a cor da juventude, da esperança e confiança.
Amarelo
Está nas salas de aulas com pouca iluminação natural, com intuito de conduzir o sol para o seu interior, pois é a mais clara e leve das cores – a mais luminosa também. Carrega o simbolismo asiático da sabedoria, da inteligência, da espontaneidade e da novidade.
Laranja
Usado em uma sala de aula salientando a versatilidade, a diversão, a sociabilidade e principalmente o lúdico.
Rosa
Foi escolhido para a sala das crianças menores, pois é uma cor sensível e terna. Remete à infância, ao sonho e aos doces dos confeitos.
Lilás
É uma cor rara na natureza. O tom que agrada os originais e está presente em uma das salas dos pequenos.
Cinza
Utilizado na sala dedicada ao ensino de línguas às crianças. Pelo seu perfil elegante, sóbrio e neutro, expressa um pouco de seriedade ao ambiente.