História atualizada
O espanhol Nino Bauti é um criativo a serviço do design. Artista plástico com longa relação com o mundo da moda – trabalhou com Giorgio Armani e Alexander McQueen –, não pensa duas vezes em afirmar que, para quem domina o ofício, pode "desenhar tudo".
– Tudo é uma questão de foco. Eu tenho a sorte de estar nos locais e nas horas certas. Fui aprendendo pelo caminho – conta.
E esta estrada passa pela reconhecida temporada no México, onde seu nome ganhou os holofotes com a criação de troféus, entre eles o da F-1.
Nos corredores da Abup Home & Gift, o simpático espanhol atendia por sua nova empreitada: assina como consultor criativo da St. James. A chegada de Nino também faz parte de um movimento conceitual da empresa, de atualização das linhas, sem perder a identidade.
Com a série de vasos e cachepôs Legacy, o artista transformou a logotipia da St. James em um design de superfície que, como sua múltipla trajetória, poderia estar em papéis de parede, tecidos de almofadas e, claro, nas passarelas. Sobre o resultado, ele afirma:
– É uma intersecção minimalista e com formas lineares. Meu trabalho, de uma forma geral, está muito fundamentado no Art Déco.
Sobre o prazer de criar para uma empresa brasileira, o designer complementa:
– A mulher brasileira tem um gosto por decoração que nunca vi igual. Ela não tem uma bandeja, tem quatro. No Brasil, recebe-se muito em casa, e sempre com comida. Então, os ambientes são perfeitos.
Célula criativa
Um dos trabalhos que chamou a atenção dos apaixonados por design foi o Projeto Célula, resultado da união da empresa Marco 500, que comercializa produtos para decoração assinados por designers brasileiros, e da Feira na Rosenbaum, um dos maiores eventos de design independente do Brasil.
As criações selecionadas, todas com trabalhos autorais, incluíam tipologias diversas, como porcelana, madeira, metal, tricô, couro, borracha e mais materiais.
As empresas que participaram foram: Design com Brócolis, Evelyn Tannus, Fatto, Greghi Design, Iludi, Leonardo Vanetti, Marcos Quintas, Mercatto Casa, M.O.A Estúdio, Nina Lima, Oslo Designer, Paola Muller, Sui Objetos e Suka Braga.
Também estava presente o Projeto Sertões, da jornalista Zizi Carderari, que faz expedições pelo Brasil mapeando e divulgando o artesanato e a arte popular brasileira.
MAIS ENCONTROS
Os pavilhões da Abup Home&Gift também foram palco de palestras e da presença de embaixadores de produtos, que transformaram a feira em um bom momento para trocas de ideias e demonstrações carismáticas. Ao longo de três dias, foi possível aprender sobre a potencialidade de produtos, organização residencial e dicas para gerenciamento de redes sociais para empresas.
A casa de Lucila
Criadora do blog Casa de Valentina, um dos mais acessados do mercado de decoração, a publicitária Lucila Turqueto comandou a palestra Como Preparar Suas Redes Sociais Para o Cenário Atual. Ao longo do bate-papo, Lucila falou da importância de conteúdos relevantes, ter plataformas próprias (um site e um blog e não apenas perfis em redes sociais) e a necessidade de relações idôneas (fugir das compras de seguidores, por exemplo). E explicou uma nova visão:
– Mais do que milhões de seguidores, é importante trabalhar para um nicho específico e com mais eficiência.
Sabor de simpatia
Quem esteve no estande da Tramontina foi o chef franco-brasileiro Érick Jacquin, que apresentou a linha de panelas de aço inox Brava, em comemoração aos 40 anos dos primeiros modelos produzidos pela empresa com o material.
Ao longo das explicações, Jacquin lembrava de características destacadas pela marca: a Brava é eficiente devido ao fundo triplo – uma camada de alumínio em meio a duas de aço inox –, que mantém e distribui melhor o calor, acelerando o cozimento. E também pode ir ao forno para a finalização dos pratos e ser usada em qualquer modelo de fogão: a gás, elétrico, vitrocerâmico e indução.