Quando a cachorrinha Yasmin ficou velhinha e precisou de cuidados, a paulista Miyuki e o gaúcho Ricardo Murata perceberam a necessidade de trabalhar em casa. Integrantes da terceira geração de famílias nipônicas do Brasil, os dois encontraram na arte do origami mais que uma renda, mas a forma de cultuar sua própria história.
Logo no início do Yakami – junção de Yasmin com Kami, que significa papel em japonês – o casal começou a receber pedidos de cerimonialistas e decoradoras. Desde então, o carro-chefe do atelier caseiro é a produção sob encomenda de buquês, vitrines com origamis, lembrancinhas e décor para eventos. Delicados, os móbiles para ambientes residenciais também são bastante requisitados.
Com formatos como flores, tsurus (pássaros) e corações, as dobraduras em papel couché de gramatura entre 80 e 220g/m² são personalizadas, variando cor, tamanho e estampa. Para quem quiser utilizar em áreas externas, a pedida é a dobradura em tecido tricoline engomado, chamada de orinuno. O contato pode ser feito pelos links facebook.com/yakamiorigami e instagram.com/yakamiorigami.
Divisórias
Lúdicos, os móbiles no estilo cortina levam leveza e cor para a decoração de ambientes da casa
Carinho de pet
A cachorrinha Yasmin foi a motivação inicial do trabalho com origami. Na foto, ela usa uma borboleta de dobradura