Este espaço tem 35 metros quadrados, medida padrão para a maior parte dos imóveis de living com dois ambientes e cozinha integrados. Mas parece bem mais amplo, resultado de uma série de ideias projetadas pela arquiteta Melina Knopp.
A primeira delas foi investir em móveis com tonalidades que se repetem em todos os recantos (no caso o fendi e o amadeirado claro), proporcionando uma unidade visual. Poucas e amplas peças soltas também fazem parte da estratégia. Como exemplo, a mesa de jantar com 2m10cm de comprimento, e o sofá, de 2m20cm.
– Desta forma, a circulação é valorizada. O endereço fica na Praia dos Ingleses, em Santa Catarina, e, como toda morada praiana, é pensada para receber muitas pessoas no final de semana – explica Melina, que optou por indicar uma mão de obra gaúcha para o trabalho.
Na cozinha, a escolha por eletrodomésticos brancos foi pensada não apenas devido à maresia, mas também por facilidade de reposições futuras. A bancada de quartzo e o revestimento da parede atrás da pia seguem a ideia da cor, deixando que os armários aqueçam o espaço.
Para o estar, os mesmos padrões cromáticos foram adotados, ampliando a paleta com alguns tecidos de diferentes matizes de azuis. A praticidade foi determinante nas escolhas, como a aposta em tecidos impermeáveis em sofá e pufes, e o aquablock na varanda. Na cortina e no tapete, a escolha foi pelos sintéticos, que, além do efeito cada vez mais natural, são resistentes às lavagens.
E a praticidade também levou em consideração as sapequices do golden retriever da família, como esconder os equipamentos eletrônicos atrás da porta ripada do móvel da TV, evitando que os fios virem brinquedos para o pet brincalhão.
Mesa prática
Como não havia balcão divisório entre a sala e a cozinha, a mesa com 2m10cm de extensão faz a função de apoio. Por ser um endereço litorâneo, os eletrodomésticos são da linha branca – aqui combinados com a bancada da pia de quartzo e o revestimento da parede, da linha Deluxe Light, da marca Decortiles.
Varanda delimitada
A divisória de vidro está mantida, mas ao recolher as folhas das portas, um grande vão une os ambientes. Em uma das laterais, um banco com medida de 120cm de largura x 50cm de profundidade tem rodinhas escondidas: assim, é possível afastá-lo e ter acesso à máquina do ar-condicionado.
No outro lado, a churrasqueira tem revestimento de granito Marrom Café e revestimento da linha Sense Abstract, da Portinari. Atrás do sofá, da loja Estofare, de Novo Hamburgo, a referência da tinta é Papel Picado, e os quadros são da loja Le Cadre Molduras, também de NH.
Parede funcional
Ao fundo na foto ao lado, um armário com profundidade de um prato grande organiza muitos itens da cozinha. A melamina fendi é padrão Connect Chess (da Arauco), e a amadeirada é a Savana (da Guararapes). Os puxadores de alumínio estão pintados com laca (códigoSH109 Acetinado, da Farben).
Branco e nude
A tinta Cadeira de Balanço, da Suvinil, colore as paredes do lavabo, que ganhou frase adesivada. O espelho afastado da parede tem uma porta tipo de armário, que dá acesso ao registro de água. Para um dos destaques, a arquiteta escolheu o revestimento Dune Paris, da Castelatto.