Não ocupam espaço e são fáceis de cuidar: veja as hortas e plantas suspensas Tendências de decoração que marcaram 2016 e devem permanecer em 2017
Vários caminhos do décor levam ao encontro das samambaias. Práticas, mas exuberantes, as plantas que tanto sucesso fizeram na casa das avós hoje são uma tendências que veio para ficar.
Está na moda parede verde? A samambaia fica linda. Gosta de plantas suspensas nos cantinhos da sala? Lá está ela de novo. Na Casa Cor RS (Petrópole Tênis Clube, Rua Faria Santos, 451, até 27 de agosto), a samambaia ganhou destaque em vários ambientes, como no Drops de Anis, do escritório Arquitetando Ideias.
Leia mais:
As plantas não são difíceis de cuidar, mas requerem um pouco de atenção, conforme explica a bióloga Adriana Schüler, da Bendito Verde Paisagismo:
– Essa espécie não resiste ao sol forte nem ao vento. Por isso, torna-se uma boa opção para ter dentro de casa ou em pátios mais protegidos.
Veja três projetos em que a samambaia comanda a cena e algumas ideias de como mantê-las bonitas por muito tempo.
Dicas
Samambaias são plantas que gostam de meia sombra e bastante claridade e umidade. É melhor regar um pouco por dia do que muito uma vez por semana.
• Cuidado com o tamanho: muitas vezes é necessário fazer o replantio de um vaso para outro maior a cada seis meses ou a cada ano, conforme o crescimento da planta.
• Podem ser adubadas a cada 40 ou 50 dias, com adubos orgânicos (de preferência), ricos em nitrogênio.
• Nitrogênio é dos macronutrientes essenciais para sobrevivência das plantas. É responsável pelo bom desenvolvimento das folhas.
A varanda ganhou jeitinho de jardim externo com esta parede. O projeto é de Leonardo Ciotta
O astral do pátio com um muro verde, projeto do escritório Cadi Arquitetura, mescla samambaias e peperoneas
Leia também: