Criadora do site Casa de Valentina, Lucila Zahran conta o que bomba em decoração Dê fim à bagunça: confira dicas de organização da apresentadora do Santa ajuda, do GNT
Aberta ao público até 23 de julho, em São Paulo, a Casa Cor tem entre seus 71 ambientes um projeto que chama a atenção por suas cores impactantes nas paredes e um certo ar cosmopolita. Desde o lindo teto curvo, original das instalações do Jockey Club, tudo foi pensado para um jovem nômade que decora a casa com lembranças de viagem e prioriza a praticidade no dia a dia.
Assinado pelo escritório Todos Arquitetura, dos sócios Fabio Mota, Lais Delbianco e Mauricio Arruda – também conhecido como apresentador do programa Decora, do canal pago GNT –, o espaço une cozinha, estar e jantar a poucos passos de distância e sem barreiras. Como definem os criadores, "as zonas sugerem atividades que por vezes se sobrepõem".
Leia mais:
– Criamos um ambiente flexível para dar conta das atividades do dia a dia. A inspiração foi uma paleta cromática natural, baseada no estilo on the road e marginal chic, que se apropria de códigos outdoors para espaços internos, além de uma mistura de peças de design e arte com materiais sensoriais e cheios de histórias – explica Mauricio.
A ideia para o décor é um ambiente personalizado, com objetos escolhidos ao longo da vida, todos com valor afetivo – de quadros a escadas antigas, passando por cestos aramados. Mas, como em toda mostra de arquitetura e design, não faltam as últimas tendências nos 90 metros quadrados, como as estantes de madeira clarinha, o cinza na cozinha e as mantas de maxitricô sobre o sofá.
O tom Joia da Coroa, da Coral, colore a parede até a altura de 2m30cm, dando profundidade. Desenhadas, em 1974, pelo arquiteto italiano Enzo Mari, as estantes fazem parte de um projeto que propõe a autoconstrução de mobiliário – um esboço do conceito de "faça você mesmo" – por meio de técnicas, materiais e equipamentos simples.
A cozinha cinza-grafite é totalmente integrada ao espaço, uma aposta dos arquitetos para o dia a dia contemporâneo. Na parede, a cor Vaso de Bronze, um tom entre o cúrcuma e o mostarda. O piso é um cimento reciclado, e o banco, assinado por Zanini de Zanine.
Na sala de estar, as texturas ficam por conta do tapete xadrez e de itens de decoração, como as mantas de maxitricô. O perfil viajante do morador idealizado fica presente nos objetos, como as fotos de viagem à África, de Christian Cravo.
DICAS DE MAURICIO
PRATICIDADE
O mobiliário flexível permite a constante transformação do espaço com armários e estantes soltas, além de peças multifuncionais como o sofá-cama.
DECORAÇÃO AFETIVA E SUSTENTÁVEL
A decoração é feita de itens do dia a dia, como travesseiros em cima do armário e objetos que vão criando coleções – a exemplo das casinhas de passarinhos na estante. O cuidado na escolha dos materiais também cria efeitos interessantes, como as mesinhas laterais pretas feitas
de pneus.
JOGO VISUAL
A da faixa de pintura que vai do piso até a altura de 2m30cm, deixando a parte superior da parede e do forro em branco, valoriza o pé-direito do espaço ao mesmo tempo em que ajuda a criar um ambiente mais acolhedor. Esse jogo feito com pintura que foge ao comum foi uma solução semelhante à que Mauricio adotou na reforma do seu próprio apartamento, onde utilizou cores somente nas lajes dos ambientes.
Leia também: