A ideia de criar o Loft for Life, espaço de 114 metros quadrados, formou-se para os arquitetos Wagner Costa e Daniele Bitencourt no primeiro contato com o espaço.
– O local estava com muitos elementos originais, como as esquadrias de ferro e os tijolos do clube. A atmosfera da década de 1940 e a possibilidade de fazer os espaços integrados nos levou a pensar o conceito de loft – explica Wagner, que assinou, com Dani, a curadoria do evento deste ano.
Móveis predominantemente soltos, para uma proposta de vida dinâmica, também pontuou as decisões. Até mesmo os planejados na cozinha e nos armários da suíte são soluções que podem ser levadas para futuros endereços, conta o arquiteto.
As paredes de tijolos aparentes foram mantidas e ganharam um acabamento de verniz que garante uma superfície mais lisa ao toque, com menos liberação de poeira. As obras de arte fazem parte de uma composição especial para os curadores:
– Queríamos imprimir o real significado delas, e não a proposta de que obras de artes são decorativas e têm que combinar com tapetes, por exemplo.
No acervo, Tomie Ohtake, Siron Franco, Bianca Santini, Darel Valença Lins e o processo de concepção da última gravura de Iberê Camargo.
Para deixar o recanto do quarto mais aconchegante, a proposta foi reduzir a altura do pé-direito – que chega a 5m de altura no restante do projeto – criando um nível elevado. O tom de azul foi trabalhado de forma intensa, das paredes ao teto, sem esquecer no carpete com manta. Para os armários, a laca perolada foi composta com couro de efeito matelassê.
No estar, os tons claros predominam, como nas peças de Rejane Carvalho Leite e Ronald Scliar Sasson. O azul foi eleito para aquecer o quarto
Quando necessário, a cortina alveolar setoriza o dormitório. Seu formato permite maior conforto acústico. No banheiro, porcelanato que imita cimento em contraste com as louças brancas e a luminária de Luia Mantelli
Os tijolos originais do Petrópole Tênis Clube são a base para uma projeção de vídeo
Serviço
Casa Cor Rio Grande do Sul
Onde: Petrópole Tênis Clube, Rua Farias Santos 451, bairro Petrópolis
Quando: até 21 de agosto. De terças a sextas, das 15h às 21h, sábados, das 12h às 21h, domingos, das 12h às 20h
Quanto: R$ 40 e R$ 20 (meia entrada)
Informações: zhora.co/casaCorRS16