Foto: André Klotz / Divulgação Foto: André Klotz / Divulgação
Be my gest. Assim o arquiteto Henrique Steyer convida para adentrar o ambiente social integrado com ar de metrópole. A inspiração tem como epicentro Nova York. Com mais de uma face, mas todas interpretadas com um toque de sofisticação e - por que não dizer? - de luxo. O luxo do ouro dos acabamentos como o da gourmeteria, vizinha de um bar de proporções dignas da Big Apple. Ou dos ambientes de jantar e estar com o luxo da customização nos detalhes arquitetônicos e nos elementos assinados do décor.
Leia outras matérias da Casa&Cia
Esse território do mundo contemporâneo foi desenhado para uma loja conceito da grife Florense, no shopping D&D, em São Paulo, mas poderia ser o loft de um empresário -daqueles que enriqueceram investindo nos bons tempos da bolsa de Wall Street. De todo modo, exibe uma proposta de convívio com o design e o conforto interpretados com um toque de ousadia.
Naturalmente elegante
- As pessoas estão fazendo clubinhos em casa e recebem os convidados na cozinha - diz Steyer, seguro de que o convívio dos clubes sociais de outrora migrou para endereços residenciais, com maior segurança e a certeza de acertar o menu.
Na gourmeteria com acabamento ouro, o grande móvel de fundo tem mais de um tipo de porta e de tamanho de nichos fechados "para não ficar monótono". A grande porta estilo garagem tem acionamento por controle remoto. E a bandeja sobre o balcão, claro, de ouro, para combinar com o entorno.
A sugestão é que os talheres de mesmo material fiquem dentro de um vidro transparente, para entrarem em cena na hora do jantar. O bar negro, equipado até com forno, entra como uma alternativa antes e durante um jantar naturalmente elegante.
Era do ouro
A área de cocção dos alimentos tem o acabamento mais chique do cenário nova-iorquino: microtextura com aparência ouro, combinado a corian branco no tampo. Bancos Macaron, design da Rejane Carvalho Leite , ficam à disposição para acompanhar a função do chef. Na página ao lado, o bar preto da linha Charm tem inclusive fornos embutidos para apoiar a gourmeteria, uma estratégia para distribuir as funções.
Customização com arte
Coluna coríntia para remeter aos lofts nova-iorquinos, boiserie na decoração das paredes, poltrona Donna, de Gaetano Pesce, estante ZigZag, design de Steyer, obra de arte de Lucio Carvalho com 2,10m x 1,20m mais a moldura especialmente desenvolvida. Tudo sobre tapete com bordas irregulares Punto e Filo desenhado pelo arquiteto inspirado em tacos de madeira.