Foto: Eduardo Liotti / Divulgação
Casarão com mais de 60 anos teve a fachada original restaurada e preservada. Esta é a vista lateral da construção em uma esquina da Capital Foto: Eduardo Liotti / Divulgação
Foto: Eduardo Liotti / Divulgação
Foto: Eduardo Liotti / Divulgação
Com um projeto arquitetônico que alia referências originais de um casarão sexagenário a detalhes contemporâneos, a agência de publicidade JWT inaugura a sua nova estação de trabalho em solo gaúcho. À frente da obra está a arquiteta Maria Stella Tedesco, do escritório paulistano Tedesco Bertaso Arquitetos Associados.
A profissional, nascida em Porto Alegre, conta que a base da reforma saiu da história da casa no bairro Rio Branco, em terreno de esquina de 720 metros quadrados, e a expectativa do cliente de proporcionar espaços que estimulem a criatividade.
- Apoiados no conceito de genius loci, reforçado pelo arquiteto norueguês Christian Norberg-Schulz (um lugar é mais do que uma localização geográfica), criamos espaços que fazem alusão à memória da casa, brincando com as possibilidades - diz Stella.
Espírito do lugar
Cada ambiente projetado faz referência a um cômodo e aos objetos que supostamente existiram ali no passado. Para ilustrar a brincadeira, a profissional usou placas de MDF recortadas a laser simulando móveis e adornos.
- No hall de entrada, imaginamos um candelabro sobre uma mesa - diz, sobre as criações iluminadas em alusão às peças originais.
A brincadeira com os grafismos está em todos os espaços, com lareira, cabeceira de cama, luminária, cabideiro e abajur. Na sala de reuniões, há a representação de uma biblioteca. Para colorir, Stella optou por variações de azul, laranja e verde: tons que integram a paleta de cores usada pela JWT.
- Dentro desse conceito de mesclar o novo com o antigo, utilizamos sistema construtivo de montagem e estruturas metálicas com expressão contemporânea para evidenciar as diferenças entre o que é atual e o preexistente - revela a arquiteta.
Uma passarela nova leva ao solário. A velha garagem, com área de 48,70 metros quadrados, hoje abriga cozinha experimental com deque de madeira no entorno. E tudo para atender ao maior cliente da agência, a gaúcha Tramontina. Nesse espaço de convivência serão até gravados comerciais.
No interior da casa, o piso é de tacos de madeira originais, assim como a escadaria de época:
- Ela é o ponto de vista principal do projeto - ressalta, ao falar do esforço para resgatar o tom da madeira.
A disposição dos ambientes chama a atenção. Da recepção, é possível ter uma visão geral dos 177 metros quadrados do primeiro pavimento: avistar a sala de reunião principal, a sala do pensamento e o deque externo de madeira cumaru acrescentado à casa. No andar superior, ficam os 156 metros quadrados de estações de trabalho, estreadas no dia primeiro de agosto.
Na sala do pensamento, a poltrona Underconstruction, dos designers Pedro Franco e Christian Ullmann, para A Lot Of, lembra que ideias são algo sempre em mutação.