Na maior parte do tempo, o living é curtido a dois, mas no fim de semana o apartamento revela a sua verdadeira vocação: receber visitas. E reunir amigos e familiares é sinônimo de festa e alegria para os proprietários. Esse foi o briefing recebido pelas arquitetas Leticia Sá e Joana Feijó para desenvolver o projeto de interiores da área social deste imóvel com 65 metros quadrados, localizado no bairro Passo DAreia, em Porto Alegre.
- As necessidades não eram poucas. Foi pedida, próxima à churrasqueira, uma mesa para várias pessoas. Tudo com aproveitamento de espaço para guardar presentes de casamento e o que eles fossem adquirindo com o tempo - diz Joana.
Para isso, as profissionais setorizaram o espaço de 27 metros quadrados em três áreas chaves: refeições, estar com TV e relax. A primeira ganhou mesa quadrada, sofá-baú em L com futon e quatro cadeiras em camurça, opções que permitem acomodar confortavelmente oito pessoas ou mais e guardar objetos de uso eventual. Foi aproveitada ainda a pia e a churrasqueira para a inserção de armários e nichos, tudo com acabamento melamínico amadeirado.
- Optamos por soluções que permitem receber um maior número de convivas e ajudam a manter em ordem tudo o que eles têm - ressalta Joana.
A área seguinte, no centro do living, é caracterizada pelo home theather, com TV de 42 polegadas, e sofá em camurça berinjela retrátil e reclinável, acionado por controle remoto, conforto tanto para os donos quanto para as visitas.
Por fim, a área de relax próxima à entrada do apartamento, tem amplo futon sobre baú sob medida, onde são guardados pranchas de surfe e outras peças volumosas. Completa o recanto uma peça curinga: estante com nichos, que acomoda objetos, louçaria e tem bancada com gaveta para teclado do computador.
Tudo é versátil e flexível na casa de quem a vida a dois está apenas começando.
Composição cromática
A proposta da paleta de cores complementa a ideia do projeto: moderno e dinâmico. O neutro cinza nas paredes e na marcenaria de base entra com a chancela da contemporaneidade, e a madeira da melamina, com o toque de aconchego.
A cor vibrante fica a cargo do amarelo, que aparece em detalhes como o tom principal ao lado do berinjela e também do verde.
- Eles queriam uma base neutra para a gente poderia brincar e mudar ao longo do tempo, mas também pediram jovialidade e intensidade. Nas almofadas de diferentes texturas e tecidos que estão sobre o futon e o banco do jantar é que está o detalhe do multicolorido, e que permitem mudar o visual quando acharem necessário - conclui Joana.
Iluminação projetada
O projeto luminotécnico de um espaço multifuncional deve acompanhar as demandas de uso sem interferir na proposta estética. É o caso deste living , no qual o rebaixo de gesso com sanca única faz a base. Aliado a isso, pendente, arandelas e focos embutidos ajudam a criar cenários de acordo com a ocasião. Mas não só eles.
A luminária retroluminada que o casal já havia trazido durante viagem no Canadá dá um toque extra de personalidade.
- É uma peça versátil e, que aqui entrou quase como um pendente, mas tem efeito de luminária de piso e que, além de tudo, quase não ocupa espaço - conclui Joana.