De resultado estético incontestável, esta casa nos Jardins, em São Paulo, é marcada pelo uso de aço na estrutura e nos beirais, recurso empregado para conferir leveza estrutural e proporcionar a criação de vãos maiores. Atrás da fachada da moradia, com área construída de 1,6 mil metros quadrados, se descortina a proposta contemporânea inspirada em resorts cinco estrelas, implantada em terreno com área de 900 metros quadrados.
A moradia, de um casal com dois filhos, é obra do escritório Bernardes + Jacobsen Arquitetura - tanto arquitetura quanto interiores -, e do escritório Isabel Duprat Arquitetura Paisagística, responsável pelo paisagismo, importante nos espaços semicobertos com acento de tropicalidade e na transição entre espaços externos e internos.
Essa distribuição do programa ao redor do jardim e piscina é a principal característica desta criação, com soluções marcadas pela combinação de aço, madeira e vidro.
Aço em forma
Com familiaridade no uso desses materiais, o engenheiro civil e professor da Faculdade Arquitetura da UFRGS José Luiz Canal- responsável pela construção da Fundação Iberê Carmargo, projeto do arquiteto Álvaro Siza erguido na Zona Sul - tem participado de projetos com Thiago Bernardes. Essa parceria começou a partir do recente retrofit da sede do Grupo Gerdau, na Zona Norte, com os mesmos materiais da casa paulistana.
- A arquitetura contemporânea brasileira tem novas e imensas possibilidades com a utilização do aço como material estruturante. Nos exemplos desenvolvidos pelo escritório Bernardes,podemos ver uma combinação refinada destes elementos com preocupação em todos os detalhes sejam harmônicos e leves em qualquer dos sistemas construtivos com elementos em aço, madeira, vidros especiais e concreto aparente - analisa Canal.
A qualidade desta casa é confirmada por sua experiência profissional e pesquisas:
- Visitei muitos projetos pelo mundo afora, onde vi essa tecnologia aplicada, mas a qualidade e as combinações com a madeira e o vidro na materialidade que o Thiago busca em seus projetos são inéditas, além de contemporâneas, criando espaços leves, produtos da combinação das estruturas de aço e de madeira com luz natural farta, refino estético e uma ligação forte com o paisagismo.
Canal destaca a versatilidade do aço usado em navios: elementos com dimensões 50% menores do que similares de concreto tornam viáveis espaços fluidos. Este projeto é a prova.