Partindo da exigência da moradora de usar um único tipo de piso alternativo ao porcelanato em todo o apartamento, a opção escolhida para esta cobertura de uma jovem advogada, no bairro Floresta, em Porto Alegre, foi o tecnocimento, uma evolução do antigo cimento queimado. A proposta do escritório Maria Christina Rinaldi Arquitetos para modernizar o imóvel usado para receber a nova proprietária substitui o preexistente piso laminado escuro da área interna.
Para aplicar o produto, a obra começou pela regularização do contrapiso, com o objetivo de diminuir suas imperfeições.
- Revitalizar a base é fundamental para garantir uma melhor cobertura do revestimento - que tem apenas 2mm de espessura - ressalta a arquiteta responsável pelo projeto de interiores, Mariana Meira.
Entre as vantagens desse piso está a ausência de juntas, pois é aplicado como massa corrida. Embora tenha secagem rápida, a circulação é liberada apenas dois dias após a finalização, em decorrência do sistema de multicamadas. Nesta obra, a última camada, de resina de acabamento acetinada, foi aplicada após a secagem dos 65 metros quadrados revitalizados: hall (foto abaixo), cozinha, lavanderia, estar e jantar, dormitórios e banheiros. Apenas o box do banheiro não pôde receber tecnocimento, por não ser adequado a áreas molhadas.
Foto: Genaro Joner/ Agencia RBS (clique sobre a imagem para ampliá-la)
Para compor com o tom do piso e gerar leveza visual, os rodapés e as aberturas em madeira foram eliminadas do living, e a porta da rua, pintada de branco. Para aquecer, um tapete listrado de lã colore e forma a base do espaço retangular, entre o sofá e a estante.
Para limpar o piso de cimento tecnológico, basta vassoura e pano úmido. Mesmo para retirar os pelos da cadela fox terrier, que também habita o apartamento.
SAIBA MAIS SOBRE ESTE TIPO DE PISO
- Tecnocimento tem maior aderência e resistência do que o cimento queimado, pois é uma massa feita à base de limestone, mármore, quartzo e fibras sintéticas (plástico). Como não dilata ou se contrai, não trinca se for aplicado sobre uma base firme e bem aderida.
- Para evitar a quebradeira de uma reforma e economizar tempo, pode ser aplicado sobre pisos de granito e mármore, cerâmico e porcelanato, desde que as peças estejam bem fixadas. Não é recomendado sobre pisos de madeira.
- O produto não exige revitalização, só manutenção com cera.
- É uma opção clean e versátil em 16 cores.
-Como vem em kits, o uso é recomendado para ambientes a partir de 20 metros quadrados para evitar desperdício. Uma opção seria a de usar também em bancadas e paredes internas. Fontes: NS Brazil e Estúdio de Revestimentos Luiza Pilau
Do jardim para a cozinha
Outra opção de piso com aparência de cimento moderno existente no mercado é o fabricado em placas de revestimento (foto abaixo). Com espessura de 1mm a 2,5mm, esse material precisa de rejunte feito com argamassa que, se for de secagem rápida, o piso pode ser liberado para a circulação em menos de três dias. Isso após a instalação, que dura o mesmo tempo de um porcelanato.
Entre as vantagens desta renovação do piso cimentício está a praticidade, pois não exige preparo da massa a ser aplicada, e a simplificação do manuseio, já que cada peça pode chegar a pesar a metade dos 50kg de produtos similares.