E se a forma de artistas plásticos serem bem recepcionados em um Estado novo for a possibilidade de ter um ateliê projetado para os seus trabalhos? Na Mostra Casa&Cia Praia, a Cabral Arquitetos criou o Ateliê Lugar das Artes, na Casa 5, para ser o espaço no qual o casal Fátima Junqueira (pintora) e Paulo Gil Proença Soares (fotógrafo), residentes em Porto Alegre há dois anos, pudesse continuar produzindo também no Litoral.
Fátima levou ao pé da letra a proposta e neste ateliê pintou quadros, tendo como inspiração duas fotos da paisagem do Condomínio Marítimo, onde a casa está localizada.
São duas telas - uma de 50 cm x 60 cm e outra de 60 cm x 70 cm - que começaram a ser criadas nesse espaço e que receberam os traços finais na última quinta-feira, quando a artista voltou ao Litoral.
- Como trabalho com a pintura em camadas, comecei a pintar lá, segui trabalhando em Porto Alegre e depois encerrei as telas na mostra - explica Fátima.
O trabalho do casal
A decoração do ateliê, de 8,5 metros quadrados, é feita com os trabalhos do casal de artistas produzidos no Rio Grande do Sul. Entre elas, a série de pinturas Em Estado de Trânsito, feita com base em fotos de pessoas andando nas ruas de grandes centros urbanos, como Porto Alegre.
O fotógrafo Gil expõe fotografias produzidas a partir da janela do apartamento do casal, no 22º andar da Rua dos Andradas, na Capital, onde moraram por cerca de um ano. O tema é o Guaíba, claro.
Espaço de pintar
Artista plástica cria duas telas no Ateliê Lugar das Artes
Condomínio litorâneo inspira telas de artista paulista feitas durante a Mostra Casa&Cia Praia
GZH faz parte do The Trust Project