Um lar que reflita o gosto pessoal é o sonho de consumo da maioria dos moradores. Afinal de contas, nada como chegar em casa e se sentir verdadeiramente acolhido. No momento de montar o ambiente ideal, são levados em conta os eletrodomésticos e eletrônicos, os objetos de decoração e, é claro, os móveis. E uma tendência foi observada recentemente: os planejados e modulados são opções que oferecem a vantagem de montar um móvel do seu jeito, que encaixe tanto nas preferências do proprietário, quanto nas particularidades e medidas arquitetônicas da residência, seja grande ou pequena.
Ao optar pelos planejados, alguns detalhes devem ser levados em conta. O início do processo exige um planejamento mais complexo. Todas as medidas do espaço são tiradas milimetricamente, e os móveis são construídos exclusivamente para o local. Os modulados, em contrapartida, têm as medidas e os modelos predefinidos, em peças separadas que vão se encaixando de acordo com a área disponível.
Tanto para quem já tem uma ideia de projeto, quanto para quem ainda não definiu suas prioridades, o auxílio de um profissional para tirar o conceito do papel é fundamental para alcançar um resultado satisfatório.
– Geralmente, sentamos com o cliente para uma conversa a fim de entender as necessidades e expectativas dele com o projeto. Depois, vamos até a residência para confirmar as medidas e ver detalhes importantes, como as instalações elétricas e hidráulicas que podem acabar sendo envolvidas na construção do móvel. Por último, montamos uma apresentação em 3D e mostramos para os moradores que, com suas preferências, dão os retoques finais até a aprovação e consequente desenvolvimento da peça – contextualiza Vagner Rodrigues, projetista de móveis da Redlar.
De acordo com o especialista, o cômodo mais costumeiramente equipado com os móveis projetados é a cozinha. Ele explica que a grande vantagem dos planejados está no uso inteligente dos espaços disponíveis, potencializando a funcionalidade daquela área. Outro ponto importante é dar ao cliente o poder de definir todos os detalhes da composição.
– Se ele quiser um armário com o interior branco, a porta em tom amadeirado e o exterior em uma cor diferenciada, por exemplo, nós fazemos. A ideia é realmente deixar a peça com a cara do cliente. Além disso, o material utilizado é de alta qualidade, com acabamento que dificulta arranhões e entrada de umidade – esclarece Rodrigues.
A Redlar é uma das lojas que oferecem essa consultoria ao planejar e executar ambientes interiores diferenciados. Com o trabalho de profissionais especializados, a marca consegue oferecer produtos de qualidade em estofados, armários, estantes, painéis e demais componentes da mobília, com variedade de tamanhos, formatos, cores e materiais.
Nichos são boa aposta
Na decoração e na composição dos móveis, o que realmente faz a diferença são os pequenos detalhes que devem ser considerados nos projetos. Um elemento bastante utilizado e que pode ser explorado de diversas formas funcionais e criativas são os nichos. Eles permitem organizar e decorar os ambientes de forma bastante personalizada, provocam a sensação de ambiente sutil e com toque informal.
Os planejados oferecem a possibilidade de criar um espaço próprio, a partir do uso de referências para obter um resultado especial. A profusão de cores, acabamentos e acessórios é bem vasta e também é possível se inspirar em trabalhos assinados por estilistas, arquitetos e decoradores, que estão sempre atentos a tendências no segmento. O objetivo é desenvolver peças que encaixem perfeitamente no ambiente.