A temporada de Verão 2025 chegou ao fim e, entre as diversas tendências apresentadas, ficou clara a predileção por renda. A influência da era vitoriana foi observada na profusão de itens inspirados no universo da lingerie traduzidos de diversas maneiras, em especial, nas saias tipo slip com barra de renda, também conhecidas como anáguas.
Como muitos elementos que retornam ao centro das atenções, esse modelo não é novidade — há grandes chances de você já ter um exemplar no armário. Tradicionalmente usadas como roupa de baixo, aliadas a peças curtas ou transparentes, elas, agora, saem dos bastidores para invadir os looks.
Nas passarelas, as interpretações foram as mais variadas, desde o clima que remete aos anos 1980, com tons de pedras preciosas da Saint Laurent, até os cortes assimétricos e a cartela de cores esmaecidas da Chloé (veja abaixo).
Usadas em sobreposição para dar acabamento ou com design já incorporando a barra rendada, o exercício principal é emprestar um novo olhar para o item e descobrir diferentes formas de combiná-lo.
Delicadas e democráticas, elas se adequam a vários estilos. Ficam açucaradas em estampas florais e cores clarinhas, mas com um sapato menos óbvio, como uma bota cowboy, ganham um toque no estilo camponesa — e mais autêntico.
Apesar do espírito romântico, é possível modernizar o item com um bom styling. Para isso, sobreponha uma saia diferente por cima do modelo com barra rendada, por exemplo. Há, também a opção de incluir uma versão em jeans que, finalizadas com um sapato mais pesados, como as papetes, proporcionam um resultado mais descolado.