Uma das poucas verdades absolutas na moda é que os acessórios têm o poder de transformar qualquer look. Nesta temporada, os cintos, em suas mais variadas versões, receberam atenção especial nas passarelas e brilham como item obrigatório para atualizar seu guarda-roupa.
Essa é uma ótima notícia, já que a oferta só aumenta ampliando a gama de possibilidades disponíveis: seja para dar acabamento, cumprir seu papel tradicional de “segurar" peças ou como item meramente decorativo, existem opções para agradar todos os gostos.
A seguir, confira 12 maneiras de incorporar cintos nos seus looks.
Composição
- Por cima de um lenço ou de uma camisa com detalhe de amarração: jeito fácil e charmoso de introduzir o acessório.
- Em tom claro para complementar a composição de neutros, sem pesar o look: os modelos mais comuns são preto ou marrom, mas um cinto branco ou similar pode ser coringa no armário para complementar produções compostas por peças clarinhas.
- Para trazer definição à peças de tricô: acinturar sobreposições volumosas como vestido e cardigan de malha robusta ou até crochê no verão.
- Dar forma à peças muito amplas ou retas: se você quer deixar o look com camisa oversized ou suéter mais feminino, nada como lançar mão de um cinto para trazer definição e, de quebra, o comprimento. Isso porque o efeito "ablusado" permite regular onde a barra termina.
- Renovar o uniforme de alfaiataria: basta adicionar um cinto por cima do blazer tradicional. Um modelo fininho é boa pedida para um efeito mais discreto.
- Isso também rola no terninho nosso de cada dia: reparem (na terceira imagem da galeria acima) como o cinto de couro preto conversa com a bolsa no mesmo material e traz charme ao conjunto rosa.
Detalhes
- Os modelos bem largos, tipo corselet, estão em alta e funcionam nos mais diversos contextos. Em couro, emprestam um ar femme fatale.
- Ponto de cor em looks monocromáticos: para aqueles momentos em que queremos dar um choque de tonalidade vibrante. Tipo mudar a cara de uma composição branca dos pés à cabeça.
- Deixar o visual mais divertido, sem perder o lado clean: eleger um cinto estampado é maneira certeira de alegrar a produção preto total sem abrir mão da elegância.
- Deslocados. Como regra, o cinto é usado na cintura ou na altura do quadril, mas com um pouco de criatividade, dá para se aventurar em posicionamentos inusitados. O exemplo aqui é o acabamento de um top sem mangas.
- Direto na pele, como mostrado nas passarelas da Chanel e de Brandon Maxwell. O truque também foi popularizado no início do milênio graças à série Sex & The City e os looks fashionistas da protagonista Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah-Jessica Parker.
- Além do fechamento usual, vale fazer um nó, conferindo um elemento mais despojado ao resultado final.
Combinação
- Mix de estilos para deixar o visual mais interessante: um cinto de tachas ou elos é naturalmente rock’n'roll e deixa o vestido romântico menos açucarado.
- Brilhe nas festas de fim de ano com cintos de corrente e strass, seguindo a influência da estética Y2KL. São glamour e estilo garantidos.