A peça viveu seus tempos áureos na década passada, mas perdeu espaço nos últimos anos — para a alegria de muitos, que a rejeitam pela falta de praticidade. De fato, a clutch, ou bolsa do tipo carteira, precisa ser carregada na mão, o que dificulta seu uso no dia a dia. Por outro lado, o modelo traz uma elegância inerente que é tiro e queda para injetar charme a produções simples.
O formato foi o favorito nas passarelas de outono/inverno e, a seguir, você confere os jeitos mais legais de incluir a clutch em seus looks neste ano.
No quesito moda festa, o item nunca perde a majestade, particularmente as versões pequenas e estruturadas. Mas a grande novidade é o uso do modelo em looks de apelo casual e em situações mais informais.
As queridinhas do momento são amplas e volumosas, propícias para comportar todos seus pertences.
A Miu Miu, por exemplo, apresentou clutches com espaço para pendurar as chaves, apostando no design funcional.
Maleáveis e espaçosas, as bolsas clutches garantem aspecto cool a peças de alfaiataria. Para criar uma composição chique, se jogue nos tons terrosos, perfeitos para a transição entre estações:
Em couro liso e cores variadas, o destaque fica nos pequenos (mas importantes) detalhes, como toques de metal.
Fuja das composições muito elaboradas. Quanto mais nonchalant e despretensioso, melhor. A clutch e seu espírito refinado são suficientes para elevar o resultado.
A orientação foi seguida tão à risca que a Bottega Veneta lançou uma clutch que mais parece um travesseiro ou uma almofada, atualizando as definições de versatilidade.
A alça acoplada é para deixar a clutch mais confortável na hora de carregar. Reparem como a sofisticação natural do modelo automaticamente transforma a combinação básica de jeans e camiseta:
Alguns lançamentos são tão oversized que ficam fáceis de serem recriados em casa, basta esconder as alças de uma de suas bolsas maiores. A melhor parte é que, se cansar no meio do dia, só é necessário puxar as alças da bolsa de volta e carregá-la normalmente.
Texturas diferenciadas também são aposta. Por exemplo, as versões em jeans remetem à inescapável era Y2K e caem muito bem na hora de renovar o terninho tradicional.
Os cristais vêm dominando os acessórios e claro que a nova clutch não ficaria de fora. Use com peças modernas, como o vestido com estilo segunda pele:
Convidativas ao toque, as opções em lã deixam a produção aconchegante.
Se você é do time que passa calor só de olhar, que tal as versões atoalhadas? Inusitadas, impactantes e mais apropriadas para os dias quentes:
As com carinha vintage também são hit e ideais para garimpar em brechós — arrasando tanto no estilo quanto no consumo consciente.
A dica vale tanto para quem prefere um visual mais clássico, como ilustrado acima, como para quem prioriza uma vibe mais irreverente.