Que a calça jeans é a peça mais icônica que existe todo mundo já sabe. Durável, versátil, confortável, democrática, é impossível competir com tantas qualidades.
Justamente por seu apelo atemporal, ela é um dos alvos favoritos para tendências. Da baggy à reta, passando pela atual ambivalência em relação ao modelo skinny, toda hora surge alguma aposta relacionada ao tema, sem contar as lavagens e detalhes.
Porém quando se trata de shape, é natural ter os seus favoritos e nossa pauta de hoje é sobre um dos mais polarizantes, bem tipo “ame ou odeie” – o jeans flare. Popularizado na década de 1970, há quem adore a vibe retrô e quem se sinta fantasiado ao usar o modelo de boca larga.
Barbie style
Todos os olhares estão voltados para Margot Robbie em 2023, na expectativa pelo lançamento do filme Barbie, no qual ela interpreta a boneca mais famosa de todos os tempos. Além da febre barbiecore, que já vem permeando a cultura pop desde o anúncio do longa, os looks da atriz também vêm chamando atenção e essa semana ela surgiu na primeira fila do desfile Resort 2024 da Chanel usando, adivinhem? Jeans flare.
Caracterizado por ser ajustado até o joelho com a boca mais larga em formato de sino, existem variações mais ou menos dramáticas do corte. A versão eleita por Robbie é bem exagerada:
Como usar
As dúvidas mais frequentes a respeito do jeans flare estão relacionadas ao melhor tipo de sapato para usar, o comprimento ideal da barra e o que colocar na parte de cima. As respostas dependem de muitas variáveis, então, vamos por partes.
A forma mais atual de usar é com o sapato à mostra, facilitando a escolha de calçados diferentes, já que antigamente a preferência era por um centímetro do chão, limitando seu uso ao salto alto:
- Se você gostaria de um visual alongado sem salto, optar por sapato da mesma cor da calça e com bico fino são truques valiosos para experimentar.
- No quesito modernidade, a versão cropped corre na frente e vai bem com escolhas que deixam o tornozelo à mostra.
Para variar
- Nos dias frios, a proposta ideal é combinar com meia-calça e escarpim ou sandália.
- Botas e tênis de cano alto não ficam de fora.
- Lavagens escuras e sólidas são mais clássicas e dão impressão de pernas mais finas.
- Períodos específicos, como Y2K, ficam bem marcados nestas versões, que também trazem a impressão de mais volume na área.
Sem apelar ao lugar-comum
- Se o clima setentista faz sua cabeça, alie o modelo a texturas como tricô e crochê, tons terrosos ou fluidez.
- Jeans com jeans é sugestão que sempre funciona.
- Cinto sobre a jaqueta quebra a monotonia.
- Se o estilo boho não se encaixa no seu gosto, combinar a flare com peças estruturadas é forma certeira de evitar o clima.
Pura elegância
- Com blazer, é chique e pode ajudar a equilibrar quadril mais largo, caso isso seja um desejo seu.
- Já para ocasiões noturnas, nada como uma camisa ou blusa transparente arrematada por alfaiataria.
- Um combo imbatível para o inverno é fazendo par com casaco longo.
- A boca mais larga já causa impacto e, por isso mesmo, não precisa de muito para criar uma composição interessante. Que tal uma camiseta branca complementada por acessórios minimalistas?
- A camisa branca também é bela opção e não subestime a diferença que o styling pode fazer no look.