A gente contou que o vermelho é uma das tonalidades favoritas da temporada e também já conversamos sobre o barbiecore e a inevitável presença do rosa em suas mais variadas versões.
Além disso, os metalizados também estão em alta no embalo da febre Y2K e do fascínio com futurismo.
Porém, tem uma cor que reina absoluta independente das tendências, o preto: elegante, atemporal, versátil, é sempre uma boa ideia.
Mesmo com tantas qualidades, tem gente que considera que composições monocromáticas no tom são sem graça ou denotam falta de criatividade.
Se você se identifica, confira a seguir seis formas de usar preto total sem cair na monotonia.
1. Misture texturas
O risco de cair no tédio quando se opta pelo preto total pode facilmente ser superado com o truque de styling mais fácil que existe — o mix de materiais. Couro, renda, cetim, veludo, jeans, algodão… As possibilidades são intermináveis e o contraponto de texturas traz dimensão ao look, tornando-o automaticamente mais elevado. O exemplo na primeira foto é uma aula na arte de misturar texturas: blazer de veludo com lapela de cetim ganha companhia da camisa transparente, calça de alfaiataria e, reparem, meia-calça de poá finaliza perfeitamente aliada ao escarpim.
Simplicidade também tem vez, como você pode conferir na segunda imagem da galeria. O verniz é aposta do inverno 2023 e, por si só, já traz informação de moda. Por isso mesmo, uma camiseta básica de algodão e mule clean nos pés são mais do que suficientes para garantir uma produção linda e sem esforço.
2. Brinque com a silhueta
A cartela monocromática é ideal para enfatizar o corte das peças permitindo que designs interessantes e proporções contrastantes brilhem ainda mais. Entre as fórmulas que sempre funcionam, a parte de baixo ampla com top mais ajustado é prática e charmosa.
Destaque também para as combinações menos óbvias, como o combo de blazer clássico e estruturado, vestido curtinho e cinto largo + bota do tipo biker de solado grosso, que adiciona peso ao visual.
3. Ouse
O preto é naturalmente discreto e, por isso, permite uma ousadia ainda maior. Vale lembrar que você deve se vestir como prefere e se sente confortável sempre, mas caso tenha vontade de testar combinações ou um estilo mais aventureiro, optar por uma versão preto total do look pode ser a chave.
Que tal testar peças arrojadas como a blusa de ombro só e a saia assimétrica? Os painéis de renda remetem ao universo da lingerie trazendo sex appeal ao resultado. Recortes estratégicos e conjuntinho de couro para uma composição transbordando autenticidade.
Plumas vêm roubando a cena e combinam com o ar boudoir que permeia a temporada. Em preto total, é a forma sofisticada de experimentar.
4. Com toques metalizados
Aumente o glamour complementando a composição preta com acessórios ou metalizados, jeito imbatível de iluminar o look. Com dourado, o resultado é luxuoso e remete à moda maximalista dos anos 1980. Já com prata, a vibe pode ser mais vintage e delicada referenciando os anos 1960.
Ou invocar a moda punk com detalhes de zíper e acessórios chamativos, que fazem toda a diferença.
5. Detalhes em branco
Rainha do preto ao lado da mãe Mortícia, a personagem Wandinha da família Addams voltou com tudo na cultura pop graças ao sucesso da série homônima da Netflix, lançada no fim do ano passado. Seu look mais famoso, o vestido preto com gola branca, é um clássico e ensina outro jeito valioso de fugir da mesmice no preto total.
A meia branca soquete usada com mocassim é decisiva para que a produção ganhe ares fashionista.
Já o tricô claro em volta dos ombros dá match com a bolsa branca e deixa a produção de moletom e saia mini mais casual. A sobreposição de colete com camiseta mostra só um pedacinho da manga, mas já garante impacto.
6. Se jogue na tendência gótica moderna
Presente na passarela de marcas como Versace, Valentino e Alexander McQueen, o clima gótico ganha interpretação renovada e é fonte riquíssima para inspirar composições preto total. A saia máxi é um dos hits do momento. Combinada a jaqueta de couro e acessório de corrente é belo exemplo de como aderir de maneira minimalista e cool.
O vestido tipo camisola é um dos símbolos da moda gótica. Para um update automático, a bota de cano longo e o colar de pérolas bem feminino são providenciais.