Há algum tempo, a moda vem se apropriando da balaclava, híbrido de capuz e máscara que ganha o status de peça fashionista. De origem antiga, inicialmente usado por membros do exército britânico no século 18, o acessório pode ser vazado no rosto, ou completamente coberto.
Margiela nos anos 1990, Raf Simons em seu período na Calvin Klein e a Gucci de Alessandro Michele ajudaram a popularizar a peça, mas foi a pandemia que impulsionou o acessório para o mainstream. Kim Kardashian surgiu com sua balaclava no MET Gala, baile do Metropolitan Museum of Art de Nova York que rolou no início do mês. Nas semanas de moda de Londres e Paris, o item também deu as caras - ou seja, não há dúvida que é o hit do momento.
Kim Kardashian e o boom da balaclava
A peça está tão em alta que virou até item black-tie: Kim e Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga, grife que assinou as composições, formaram a dupla mais polêmica do baile do MET ao surgir usando em preto total.
A socialite repetiu a dose com sua balaclava em versão de couro, também criação da maison francesa.
Na moda
A Miu Miu já tinha proposto um exemplo no seu desfile de inverno, com apelo athleisure, remetendo à looks de esqui - afinal, a máscara é tipicamente usada para praticar o esporte.
Inclusive, a atriz Emma Corrin elegeu um modelo adaptado para arrematar sua produção na cerimônia do Emmy ocorrida na semana passada. Veja:
Na passarela, a peça apareceu de forma mais literal, porém em crochê e com detalhes divertidos, deixando a balaclava mais lúdica.
O mesmo clima leve também é escolha de Cecilie Bahnsen em versão rosa, delicada:
Versões luxuosas 100% em cashmere estão disponíveis para quem estiver disposta a investir. São garantia de proteção contra o frio, mas não substituem as máscaras de proteção ao coronavírus, viu?
Richard Quinn e Marine Serre, dois estilistas supercelebrados e com apelo indiscutivelmente cool do momento, já vem inserindo a balaclava em suas coleções bem antes da atual crise sanitária. Ambos transitam no universo subversivo e futurista.
As máscara de Marine foram hit absoluto no ano passado. Sua coleção de verão 2022, que acaba de ser apresentada na Paris Fashion Week, contou com uma balaclava estampada na mesma padronagem do macacão - aqui, a vibe é mais teatral:
A versão em neoprene com sua marca registrada, o logo em formato de meia lua:
O britânico Richard Quinn apostou em seus florais característicos - look com balaclava é usado pela rapper Cardi B.
Surpreendentemente usáveis, as balaclavas podem funcionar no dia a dia: