A São Paulo Fashion Week (SPFW) 48, uma das principais semanas de moda do mundo, chegou ao fim trazendo promessa de um novo começo: com mais inclusão, representatividade e criatividade. A variedade foi a palavra-chave em corpos, idades, gêneros, etnias e com atenção para deficientes, sem dúvida uma edição histórica e que carrega esperança para as próximas.
Nas passarelas, o frescor também surgiu em coleções sensíveis, inspiradas e cheias de referências relevantes. Veja algumas das tendências:
Mangas bufantes
As mangas bufantes emprestam um ar romântico às peças, mas podem ser transformadas em algo mais moderno dependendo do material e do contexto. Elas elevam peças mais básicas e ajudam a deixar qualquer composição mais atual.
Artesanal
O Brasil é um país com cultura abençoada e isso ficou evidente na riqueza de materiais artesanais e trabalhos manuais presentes em muitos desfiles. Remetendo à natureza, crochê, miçangas, búzios, macramê, madeira, fuxico adornaram peças de forma irresistível e única.
Alfaiataria
As peças de alfaiataria são onipresentes no guarda-roupa e ganharam leituras variadas, dos shapes oversized (os mais legais da atualidade), desconstruídos, artesanais, com tecidos nobres, em cores vibrantes, impossível não achar um blazer ou terninho que se encaixe ao seu estilo com a quantidade de opções desfiladas.
Utilitarismo
A tendência utilitária já tem força há algumas estações e continua. Conforto é um dos principais fatores hoje em dia e as peças com esse apelo prático se encaixam perfeitamente no espírito. Peças com vários bolsos, zíperes e outros detalhes funcionais são as favoritas!
Em seu desfile de estréia, Angela Brito apresentou um ar elegante da tendência com harness de couro e bolsa acoplada na cintura, fazendo uma das melhores exibições da edição – já na Bobstore fez companhia ao espírito western, tudo ao gosto do freguês.
Streetwear
A moda street domina há algum tempo e só ganha mais espaço. Toques esportivos nos materiais como moletom e jeans, tênis, parkas e outros modelos adaptados se tornam cool e fogem do óbvio. Seja na jaqueta puffer assimétrica da marca Apartamento 03, no trench coat oversized atualizado com cinto especial na Korshi, renovando o xadrez na Modem ou nas estampas e combinação de cores da Mi pinta.
Punk
O punk surgiu como elemento surpresa em looks de inspiração elegantes como na coleção de Reinaldo Lourenço, com jeans grafitado bem jovial na Ellus ou no mix com artesanal como proposto por Victor Hugo Mattos. Pense em spikes, couro, detalhes metalizados, correntes e aplicações emprestando peso às peças.
Rosa
A cor queridinha do momento tem gama variada e vai do rosa chiclete ao fuchsia, bem menos açucarado e com mais atitude. As versões de alfaiataria ou artesanais se destacam.
Branco
Leveza poderia ser um dos temas da temporada e looks all white estiveram presentes na maioria das coleções. Isaac Silva fez sua estreia em um desfile poético somente com roupas brancas e modelos negros. Transparências e materiais leves foram os favoritos.
Metalizados
Nada como um pouco do glamour dos metálicos para os looks de festa. A inspiração é mais futurista do que retrô e as peças têm apelo forte e personalidade. Além de dourados e prateados, o azul também se destaca.