Quando pensamos em mangas bufantes, logo nos vem à mente a década de 1980 e sua moda nada básica, repleta de extravagância e cores chamativas. Mas a verdade é que essa tendência voltou com tudo e já faz parte do look das fashionistas.
Historicamente, a manga bufante despontou no século 19, marcando toda a era vitoriana com seus vestidos cheios, espartilhos e anáguas. Mais tarde, a peça voltou a fazer sucesso. Como explica Pati Pontalti, nossa colunista de moda, a década de 1980, além de ser um pouco dramática e de ostentação, foi marcada por um exagero fashion. Essa moda é recorrente nas inspirações dos estilistas hoje em dia, só que com leituras diferentes. Daí ressurgiram as mangas bufantes, mesclando com peças mais descoladas.
Sobre as versões de agora, Pati afirma que são "uma leitura mais contemporânea, menos exagerada, menos over do que já foi". Segundo ela, esse estilo de manga surge ou em modelagens bastante sofisticadas, ou em modelagens mais abusadas, tipo moletom de manga bufante, cropped de manga bufante, ou em um vestido de paetê bem curtinho, por exemplo.
– Quer adotar esse estilo? Pode ter certeza de que ele não passará despercebido. É chamativo. Ele tende a ampliar a região dos ombros, então é bom para quem tem quadris mais largos, porque vai equilibrar a silhueta. É recomendável escolher peças com o restante do corpo um pouco mais sequinho, para não ficar tudo muito grande, porque daí equilibra a proporção. Mas eu vou ser bem sincera, eu acho que quem adota manga bufante tem mais é que exagerar mesmo, faz parte do cardápio. É glamouroso, é bacana. Eu, particularmente, gosto muito desse estilo misturado com peças esportivas - indica.
Já para a digital influencer e designer de moda Luiza D’Angelo, as mangas bufantes ficam super bem combinadas com calça de alfaiataria, short cycle (modelo ciclista mesmo) com um tênis ou jeans cintura alta e scarpin. Luiza também indica em conjunto com uma bota de cano-alto acima do joelho.
– Usando com um shortinho e um tênis, você pode sair para um almoço e fazer outros passeios diurnos. Já com uma calça, é possível sair para um jantar. Mas se preferir um look com uma bota ou um saltão, consegue ir para uma festa, por exemplo – afirma.
Veja como as blogueiras e celebridades estão usando a tendência: