Para a astrologia, o inverno tem uma energia especial quando o assunto é família e lar. É possível perceber uma maior sensibilidade nos humores neste período e a necessidade de acolhimento também pode dar as caras. No mapa astral natal, existe um ponto astrológico específico que revela como cada um lida com as relações familiares e a com a sua ancestralidade, além de identificar as energias mais presentes na infância: o fundo do céu. Confira as dicas a seguir para compreender melhor seu significado:
O que é?
O fundo do céu é o ponto astrológico que indica o signo que estava mais distante do horizonte no momento do seu nascimento. Revela o tipo de energia que rege o campo familiar e também a relação com a casa. Mas, além disso, fala sobre a intimidade e as necessidades emocionais que precisam ser supridas para atingir o equilíbrio afetivo. Para conhecer qual signo está no fundo do céu do seu mapa astral é preciso conhecer o horário do nascimento e calcular sua mandala astrológica pessoal.
Quarta casa
Este ponto astrológico também é chamado de quarta casa e possui um signo regente específico que traz informações preciosas sobre a relação com o lar emocional. Representa ainda o padrão que cada um tende a manifestar nesta área da vida, as características que estarão presentes na morada física, desde a decoração até a rotina do lar.
A quarta casa traduz o tipo de energia que habita dentro do lar e conhecê-la torna possível fazer as pazes com a intimidade. Uma quarta casa em Áries, por exemplo, revela um ambiente agitado e em que cada um precisa ter sua individualidade respeitada, enquanto uma quarta casa em Touro fala de um ambiente tranquilo e que precisa de estabilidade e constância em sua rotina para prover bem-estar. Já uma quarta casa em Gêmeos fala de uma família com muita conversa e versatilidade, mas dificuldade em alicerçar bases sólidas.
Infância
Uma das informações mais preciosas que este ponto astrológico pode indicar é sobre as energias que estiveram presentes na infância e na construção da identidade pessoal. Este signo também é considerado na astrologia a autoimagem, ou seja, aquilo que você gosta de identificar em si mesma, as características pelas quais se orgulha em manifestar. Sintonizar com essas informações pode promover um aumento da autoestima e fortalecer o poder pessoal.
Os pais
O fundo do céu também traduz a personalidade que a criança identificou em seus pais e, principalmente, qual dos genitores foi mais influente durante a infância. Além disso, revela os valores sob os quais cada um tende a formar sua nova família e seguir com afinco. Uma quarta casa em Câncer fala de uma família que valoriza o acolhimento e o afeto, enquanto uma quarta casa em Capricórnio traduz um clã que valoriza o trabalho e a prosperidade financeira.
Vida privada
Outro segredo do fundo do céu ou casa quatro é a energia presente na vida privada, aquilo que somos quando ninguém está olhando, as necessidades íntimas afetivas mais profundas, também chamadas de raízes emocionais. Por isso, praticar as características do signo presente na quarta casa podem nutrir o poder pessoal e facilitar na hora de estabelecer novas relações