A gente faz faxina em casa todas as semanas, faxina no guarda-roupa a cada mudança de estação, faxina nas gavetas quando os papéis se acumulam. Mas se tem faxina necessária quase todos os dias é na caixa de entrada e na quarentena do e-mail. De onde vem tanto lixo eletrônico?
Antes eu ia na alternativa "descadastrar", que sempre aparece no fim dos spams, e clicava. Por que você não quer receber nossos e-mails? Porque a frequência é muita alta, porque nunca autorizei o envio, porque o assunto não me interessa, porque é um saco receber spam, todas as alternativas estão corretas. Para quê. Aí sim é que os spams não paravam mais de chegar. Um amigo me disse que a pior solução para essa chatice é tentar o tal descadastramento. A engrenagem recebe resposta, vê que você existe e aí sim é que envia mais e mais e-mails. Não sei se é verdade, mas nunca mais me descadastrei.
As operadoras de planos de saúde mandam spams todos os dias. Mais de uma vez por dia. Se não limpar ao final do período, você é soterrado por propostas de contrato a partir de duas vidas. Se cair na esparrela e se animar a conferir, a oferta que parecia atraente não passa de um pega-ratão, como se dizia no tempo em que se pegava ratão. Seja lá quando foi isso.
Operadoras de celular. Se existisse um campeonato de inconveniência, elas estariam no topo sempre - assim como são imbatíveis nos juizados de pequenas causas. A única parte boa da Hora do Brasil, que interrompe a comunicação do ouvinte com o universo por uma longa e penosa hora, são as notícias do Poder Judiciário. Vibro cada vez que uma operadora é condenada a indenizar um consumidor. E quando são os bancos, então? Sempre tem um condenado por extorquir um cliente. Vontade de buzinar como se fosse um gol do meu time.
Convites para conhecer empreendimentos imobiliários também são constantes. Confirme agora para ter direito a um copo de refrigerante quente na sua visita.
Sugestões de pauta. Arremesso de machado cresce no mundo. Blogueira Fulana passa o feriado em Punta. Descobertas as propriedades medicinais da urtiga. Pagodeiro e modelo consumam união. Eu entendo que as assessorias precisam divulgar seus contratados, só que na maioria das vezes o assunto não orna com os temas que o colunista trata. Convites para conhecer empreendimentos imobiliários também são constantes. Confirme agora para ter direito a um copo de refrigerante quente na sua visita.
Sexo é assunto recorrente na minha quarentena. Kit Calcinha Tailandesa - Para Elas e Eles, informa o remetente. Apimente seu relacionamento com a pomada Surubex. Uma nova opção para o seu bronzeamento de períneo. Não broche nunca mais. Abra e suba pelas paredes. Por via das dúvidas, não abro.
Ainda bem que a caixa de entrada também recebe boas notícias. Todos os sábados, a newsletter Parêntese, com textos imperdíveis sobre cultura em geral. Vale assinar em parêntese.com.br. E-mails de leitores fieis com observações gentis ou críticas educadas. E acho que é isso. Com o WhatsApp e as redes, são poucos os amigos que ainda mandam e-mails. Agora é trabalho e spam, mais spam do que trabalho. E, claro, muitos xingamentos, a maioria violentos, alguns divertidos. Como esse, do leitor que diz se chamar Paulo, e que compartilho em busca de ajuda para captar a mensagem. Vai ipsis litteris como ele escreveu, sem correções, não sei bem em qual estilo. Talvez o cavalgadura clássico.
"Quem foi o parasita imbecil que criou a meia entrada? O sertanejo é um dos ritmos mais ouvidos principalmente pelas mulheres modernetes feministas e pelos manginoes, cavaleiros brancos, é só ver as letras. A maioria do publico deles são as colheres. Estado socialista fascista incentivando a cultura. Estado fazendo estadisse, distorcendo o livre mercado, a cultura espontânea do gado digo do povo. Para trás inditosa esquerdista!"
Ao lixo o que é do lixo. E lá vou eu aproveitar o sábado para passar uma vassoura na casa.